Requerimento 20/2025
Exmo. Sr. Edimar Biazzi
Presidente da Câmara Municipal
Vacaria – RS
O Vereador que esta subscreve, nos termos §2º do artigo 142 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, solicita que seja destinado o grande expediente do dia 20 de outubro de 2025, para homenagear o Dr. José de Jesus Peixoto Camargo reconhecendo o trabalho do excelente médico que elevou o nome do Brasil no cenário internacional e transformou vidas por meio de seu trabalho e exemplo.
Vacaria, 12 de Agosto de 2025.
JUSTIFICATIVA
A presente homenagem ao Dr. José de Jesus Peixoto Camargo se fundamenta em sua notável trajetória profissional, acadêmica e humana, marcada por contribuições ímpares à medicina brasileira e internacional.
Nascido em 6 de agosto de 1946, em Vacaria-RS, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1970, especializando-se em Cirurgia Torácica. Possui Mestrado em Ciências Pneumológicas pela UFRGS, Fellow em Cirurgia Torácica da Mayo Clinic Foundation (Rochester, EUA, 1981) e Especialista em Cirurgia Torácica pelo Departamento de Cirurgia Torácica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (1981), tornou-se referência mundial em sua área.
Foi pioneiro no transplante de pulmão no Brasil e na América Latina, em 1989, e realizou o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos, em 1999.
É responsável por metade dos transplantes de pulmão já realizados no país, totalizando mais de 30.000 cirurgias torácicas ao longo de sua carreira.
Além da prática médica, dedicou-se à docência e à formação de novos profissionais, lecionando em renomadas instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a Faculdade de Medicina de Passo Fundo.
Idealizou e dirigiu o Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, assumindo também cargos de liderança em instituições médicas nacionais e internacionais como diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho e da Santa Casa, diretor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, “Fellow” do American College of Chest Physicians e Governador nos anos de 1986-1990 e 2002-2006, “Fellow” do International College of Surgeons, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Fundador da Asociación Sudamericana de Cirurgia Toracica (1990), Membro da Academia Sul-riograndense de Medicina (1992), Miembro de Honor de la Sociedad Argentina de Tisiologia y Patologia Toracica (1990) e Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (1997).
Sua trajetória é coroada por centenas de publicações científicas, cerca de 900 conferências ministradas em 22 países, e por reconhecimentos expressivos de entidades médicas no Brasil e no exterior. Membro e dirigente de importantes sociedades científicas, é também autor de obras técnicas e literárias, destacando-se títulos como: "Não pensem por mim", "A tristeza pode esperar" e "Do que você precisa para ser feliz?", que demonstram sua sensibilidade e compromisso com a reflexão humanista.
Diante de tamanha relevância e impacto social, científico e humano de sua atuação, esta homenagem se justifica como um reconhecimento público à vida e obra de um profissional que elevou o nome do Brasil no cenário médico mundial e transformou incontáveis vidas com seu conhecimento, dedicação e exemplo de excelência.
Mauro Deluchi Schuler (PL)