VEREADORES

Projeto de Lei Legislativo 028/2025 "Denomina a Rampa Náutica e o Mirante de Contemplação no Rio P

 




Projeto de Lei Legislativo 028/2025


"Denomina a Rampa Náutica e o Mirante de Contemplação no Rio Pelotas de Dorvalino Panassol."










Art. 1º - A Rampa Náutica e Mirante de Contemplação no Rio Pelotas, localizados às margens do Rio Pelotas na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina passa a denominar-se Dorvalino Panassol.





Art 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


 


Vacaria, 29 de Julho de 2025.





Mauro Deluchi Schuler (PL)





 




JUSTIFICATIVA:







O presente Projeto de Lei tem por finalidade denominar a rampa náutica e o mirante situados às margens do Rio Pelotas com o nome de Dorvalino Panassol, em reconhecimento à trajetória de vida e contribuição social junto à nossa comunidade.


Dorvalino Panassol nasceu em 14 de janeiro de 1946, no município de Vacaria-RS, sendo filho de Luiz Panassol Filho e Angelina Bazi Panassol.


Desde a adolescência, demonstrou notável dedicação ao trabalho, atuando com seus pais e irmãos na lida do campo, na localidade da Fazenda Estrela.


Em 1971, fixou residência no bairro Vila Gaúcha, em Vacaria, iniciando sua trajetória profissional como taxista. Em 1974, em sociedade com seu irmão Ivo Panassol, passou a administrar um hotel e restaurante na Rua Júlio de Castilhos. Posteriormente, atuou como caminhoneiro, até que, em 1985, estabeleceu-se no comércio local ao fundar um minimercado no bairro Gertrudes. Foi neste empreendimento que consolidou sua carreira profissional, tornando-se um comerciante respeitado e querido por todos com quem conviveu.


Homem de personalidade cativante, Dorvalino Panassol era reconhecido pela facilidade com que estabelecia amizades sinceras, sendo presença constante e marcante na comunidade. Seu espírito acolhedor e sua conduta ética e íntegra marcaram positivamente todos os que tiveram a oportunidade de com ele conviver.


A pesca era sua principal atividade de lazer, sendo o Rio Pelotas o seu destino predileto.


O homenageado conhecia profundamente aquele local e suas idas ao rio tornaram-se parte de sua rotina e de sua identidade, sendo motivo de inúmeras histórias e recordações.


Dorvalino Panassol faleceu em 5 de maio de 2012, deixando um legado de trabalho e amizade. Era casado com a Sra. Maria da Silveira Panassol, com quem teve três filhos: Paulo Alberto da Silveira Panassol, Rita Simone Panassol Ciota e Ricardo da Silveira Panassol. Deixou também as noras Ana Cláudia Maso Panassol e Bruna Rech, o genro André Braga Ciota, os netos Guilherme Maso Panassol, Victoria Maso Panassol, Pedro Atílio Panassol Ciota, Bernardo Farias Panassol e Maria Rech Panassol, bem como o bisneto Pedro dos Santos Panassol.


Dessa forma, a proposição legislativa ora apresentada visa perpetuar a memória de um cidadão que, com simplicidade e trabalho deixou marcas na história da nossa cidade.


A denominação da rampa náutica e do mirante com o nome de Dorvalino Panassol representa não apenas uma homenagem pessoal e familiar, mas também um ato simbólico de valorização da cultura local, da convivência comunitária e do respeito ao nosso patrimônio natural.


 




Vacaria, 29 de Julho de 2025.





Mauro Deluchi Schuler (PL)





 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces