Vereadores votam hoje projeto que altera lei da bacia de captação

Data de publicação

22/07/2014

Data de atualização

22/07/14 12:00:00

Salvar imagem

Visita feita à bacia junto ao especialista | Crédito:

Os vereadores vão votar hoje o projeto de lei legislativo 08/2014 apresentado pelo vereador Antônio Almeida, PPS. O projeto que tramitava pela primeira vez ontem, será votado hoje, já que foi aprovada a tramitação em regime de urgência por 8 x 7.


O projeto altera artigos da Lei 2.414/2007 que dispõe sobre a Bacia de Captação do Arroio da Chácara. Antônio Almeida propõe a mudança no artigo 29, autorizando a abertura de novos núcleos habitacionais na área da bacia desde que haja estação de esgoto no local. Já o artigo 30 determina que a ampliação de núcleos habitacionais fique condicionada à instalação de estação de tratamento de esgoto. Altera ainda a redação do parágrafo 1º que diz que as empresas instaladas ou que se instalarem na área não podem oferecer riscos de contaminação ao solo ou aos recursos hídricos da região.


A POLÊMICA

O projeto gerou polêmica entre os vereadores. Antônio Almeida defende o acesso da população do Monte Claro a terrenos com preços acessíveis. O vereador defende que os loteamentos cresçam desde que haja estação de tratamento.


A Vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB declarou estar preocupada com a ampliação de moradias na área da bacia. “Acho perigoso começarmos a abrir brechas para a construção de residências nas áreas de bacia de captação. Estamos avaliando o Plano diretor junto com o especialista Adir Rech que alerta para que cuidemos com muita atenção das áreas da bacia” disse Elisabete Ritter de Vargas Silva, PMDB.


Alessandro Dalla Santa, PSB também questionou o projeto. ““Não estou preocupado com o loteador. Estou preocupado com a estação de tratamento do Monte Claro. Não posso permitir que se adense e se produza mais esgoto em uma área que capta a nossa água de consumo, a água que chega a nossas torneiras” disse Alessandro Dalla Santa, PSB.


O especialista em plano diretor Adir Rech, durante as explanações que fez aos vereadores, sempre destacou a importância da preservação ambiental e sugeriu que as áreas de captação da bacia sejam comercializadas apenas em grandes lotes como os de 1.500m2.


Os vereadores Elton Zulianello, DEM e Osni Domingues, PP pensam diferente do especialista. Elton e Osnir se pronunciaram a favor do projeto, pois defendem a disponibilização de terrenos para a população de baixa renda a um custo justo. Eles destacaram que os proprietários de terra de Vacaria estão pedindo fortunas por um terreno. “O projeto com certeza não vai ter nenhum prejuízo à bacia de captação. O proprietário é obrigado a colocar um centro de tratamento para que todos os dejetos saiam tratados” destacou Osni.


O debate está em aberto e continua na sessão desta terça. Início da sessão: 18h


CONFIRA A REDAÇÃO ATUAL DA LEI E A REDAÇÃO PROPOSTA


A redação atual e a mudança proposta pelo vereador Antônio Almeida (em verde):

Art. 29 - Não será permitida a abertura de novos núcleos habitacionais na área da Bacia de Captação do Arroio da Chácara.
Parágrafo único - Exceto para os novos núcleos habitacionais, que instalarem estação de tratamento de esgoto conforme legislação em vigor.


Art. 30 - Somente será permitida a ampliação dos núcleos habitacionais já existentes se estiver em conformidade com a legislação vigente, tiver um sistema de escoamento cloacal e pluvial ligado às respectivas redes públicas de coleta e for caracterizado exclusivamente como residencial e comercial.

§ 1º - As empresas prestadoras de serviços e comerciais instaladas nesses bairros não podem sofrer risco de contaminação do solo ou dos recursos hídricos da região podendo o setor ambiental vetar seu funcionamento na área.

Art. 30 - A ampliação de núcleos habitacionais ou extensão dos já existentes, para fins comerciais, de serviços ou residenciais, na área da bacia de captação do arroio da chácara, ficam condicionadas a instalação de estação de tratamento de esgoto, conforme legislação em vigor.

§ 1º – As empresas prestadoras de serviços e comerciais instaladas e a se instalarem na área da bacia de captação do arroio da Chácara, não podem oferecer riscos de contaminação ao solo ou aos recursos hídricos da região, conforme legislação em vigor.


Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces