Pingo Rezende é eleito Presidente da Câmara para 2026
Data de publicação
09/12/2025
Data de atualização
09/12/25 08:25:43
Sobre os desafios da gestão, Pingo ressaltou que 2026 será um ano estratégico, marcado pela realização do Rodeio Crioulo Internacional e por um pleito eleitoral que poderá redefinir os rumos do país
Salvar imagem
Sua vida política começou em agosto de 2018 com a filiação ao Progressistas (PP) | Crédito: Saulo Vargas
A Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira, 09/12, sessão extraordinária destinada à eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2026. Duas chapas disputaram o comando da Casa: a Chapa 01, encabeçada pelo vereador Clodoaldo Dorival Rezende — o Pingo Rezende (PP), e a Chapa 02, liderada pelo vereador Fernando Cechinato(PL).
Em uma votação nominal, a Chapa 01 saiu vencedora por 8 votos a 7. Com isso, Pingo Rezende assume a presidência da Câmara para o mandato de um ano, ao lado de Orlando Ribeiro como 1º vice-presidente, Deise Montanari como 2ª vice-presidente, Edimar Biazzi como 1º secretário e Carlos Zibetti como 2º secretário.
Presidente eleito da Câmara destaca retomada do Progressistas e compromisso com gestão eficiente
O vereador Clodoaldo Dorival Rezende, o Pingo Rezende (PP), eleito presidente da Câmara para o mandato de 2026, afirmou em entrevista após a votação que sua eleição representa a realização de um propósito construído ao longo de sua trajetória política e simboliza um momento de retomada para o Partido Progressistas no Legislativo municipal.
“Esse era um sonho antigo que nós tínhamos desde o primeiro mandato. O Progressistas fazia mais de 18 anos que não presidia esta Casa”, destacou. Para ele, a vitória tem caráter coletivo: “Não é uma presidência do vereador Pingo, mas dos progressistas e de um grupo pluripartidário que se consolidou aqui na Câmara”.
Sobre os desafios da gestão, Pingo ressaltou que 2026 será um ano estratégico, marcado pela realização do Rodeio Crioulo Internacional e por um pleito eleitoral que poderá redefinir os rumos do país. Segundo o presidente eleito, essa conjuntura reforça a responsabilidade do Legislativo municipal.
Ele também adiantou suas prioridades à frente da Mesa Diretora, com foco na condução responsável dos recursos públicos. “Vamos trabalhar com economia, visando a valorização do dinheiro público e seu retorno em benefícios à população”, afirmou.
Pingo fez questão de reconhecer o papel da equipe técnica e administrativa do Câmara, incluindo os setores de comunicação e da área burocrática. Ele também mencionou o resultado positivo alcançado pela Casa no Programa Nacional de Transparência Pública, onde Vacaria obteve o selo ouro.
“A gente quer manter essa referência no Estado em boa administração e transparência”, sinalizou, reforçando o compromisso de continuidade e aprimoramento da gestão.
Perfil do presidente eleito — Pingo Rezende
Clodoaldo Dorival Rezende, mais conhecido como Pingo Rezende, nasceu em 6 de agosto de 1979, em Cacique Doble. Filho de João Batista Rezende e Maria Margarida dos Santos Rezende, é irmão de Fábia Maria Rezende e Marco Antônio Rezende. É casado com Elaine Martina Letti e pai de Maria Eduarda e Maria Cecília.
Sua ligação com Vacaria se fortaleceu a partir de 1997, quando decidiu residir definitivamente no município. Profissionalmente, atua como construtor e teve forte projeção regional como narrador de rodeios durante 16 anos — atuação que consolidou sua identificação com o tradicionalismo gaúcho.
Pingo tem destacada participação no CTG Porteira do Rio Grande, onde já exerceu os cargos de Patrão da Invernada Campeira, Secretário e Conselheiro. Representou ainda a 8ª Região Tradicionalista, integrando até hoje seu conselho. Também ocupa a vice-presidência de patrimônio do Grêmio Esportivo Glória.
Sua vida política começou em agosto de 2018 com a filiação ao Progressistas (PP). Eleito vereador em 2020, assumiu o mandato 2021–2024 com 570 votos. Em 2024, foi reeleito para o mandato 2025–2028, ampliando sua votação para 948 votos.