Vereadores discutem sobre a doação de áreas como estratégia para atrair empresas

30/04/2013

30/04/13 12:00:00

| Crédito: www.g1.globo.com

A doação de terrenos como estratégia para atrair novas empresas para Vacaria voltou a ser tema de discussão na sessão desta terça, dia 30.

O Município doou 7,5 hectares à Panatlântica, empresa de aço que deveria ter se instalado em 2011 na cidade. A Panatlântica procurou o Poder Executivo para renegociar prazos, mostrando interesse em se instalar no próximo ano. O Projeto de Lei executivo 42/2013, que tramita na Casa, propõe um novo cronograma e uma contrapartida imediata à Panatlântica de R$ 70 mil. Parte desta verba - R$ 60 mil - será aplicada na continuidade da revitalização do centro da cidade e R$ 10 mil na compra de equipamentos para o curso de eletromecânica da Escola Técnica Bernardina Padilha. O projeto passou pela primeira discussão nesta terça e gerou polêmica.

A vereadora Jane Andreola Oliboni, PP chamou a atenção para o prazo acordado com a Panatlântica e questionou o tamanho das áreas doadas, considerando excessivo. O vereador Joaquim Boeira de Vargas, PMDB também comentou o tamanho das áreas dadas como benefício. Lembrou os vereadores da importância de fiscalizar os acordos. Disse lembrar de três empresas – MetalBoff, Italbrás e Celing Indústria de conervas - que ganharam terreno e não se instalaram no prazo firmado.

Marcos Lima, PTB defendeu a criação de uma infraestrutura mínima para que as empresas possam, de fato, se instalar. “Está na hora de desenvolvermos uma verdadeira área industrial com rede de energia alta, esgoto, água e pavimentação”. Marcos disse que ouviu rumores de que algumas empresas ofereceram as áreas que ganharam como garantia em empréstimos feitos.

Alessandro Dalla Santa Andrade, PSB alertou para a responsabilidade da Câmara em relação às áreas cedidas. Comentou que algumas áreas foram perdidas pois a Prefeitura não entrou na justiça em tempo hábil para reavê-las. Explicou que quando foi Secretário Municipal, conseguiu reaver 11 hectares do município. Reforçou que a Prefeitura e a Câmara tem a obrigação de cobrar e fiscalizar os acordos feitos. Mostrou-se otimista em relação a vinda da Panatlântica, pois a empresa procurou o município explicando que a crise europeia dificultou sua instalação em anos anteriores.

O projeto volta a pauta para nova discussão.