Conflito entre catadores e moradores do Jardim América motivou debate na sessão desta terça

23/09/2014

24/09/14 12:00:00

| Crédito: Giana Pontalti

Os recicladores que estão instalados em área federal, próxima à ferrovia do Jardim América, querem trabalhar. Os moradores do bairro estão incomodados com o chorume, a queima de materiais e a expansão de casas no local em que estão os catadores. A comunidade do bairro e dos catadores parecem não conviver bem. E foi em busca de uma solução para esse conflito que os moradores estiveram reunidos com a Comissão de Saúde da Câmara nesta terça, dia 23.

“Não somos contra os recicladores, o trabalho deles é digno. Mas não concordamos com as atuais instalações” afirmou Joice Rodrigues, moradora do Jardim América. Ivar Saraiva, também morador, disse que se fosse realizada uma pesquisa no Jardim América, os moradores talvez não quisessem a associação por lá. Afirmou que a comunidade do bairro quer um estudo de impacto de vizinhança.

Valdecir Panisson, PT explicou que será realizada uma reunião no dia 29 de setembro envolvendo todas as partes: membros do Executivo, a superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Senhora Rose Carla Silvia Correia, o legislativo, moradores e recicladores em busca de uma alternativa. “Nós temos que trabalhar para buscar uma alternativa para o trabalho, sem o conflito. O conflito não é bom.” ressaltou Panisson. “Vamos em busca de uma solução pacífica, respeitosa e digna para ambas as partes´” reforçou o vereador Marcos Lima, PTB.

Enquanto os vereadores da base destacaram a importância do trabalho dos catadores para a preservação ambiental e geração de renda, os da oposição aproveitaram a discussão para criticar o Prefeito. “Acho que isso está complexo demais, desnecessariamente. Se a grande questão é encontrar um local para os recicladores trabalharem, não entendo o porquê o Executivo ainda não locou um pavilhão em que os recicladores pudessem atuar com condições dignas.” disse Alessandro Dalla Santa, PSB.

“No meu pensamento, as pessoas que catam lixo, hoje, na cidade, são fundamentais para o meio ambiente. Limpam a cidade e ganham pouco. Quando vendem o lixo, ganham um valor irrisório. E mais, não são os vereadores que vão resolver esse problema. Quem tem a caneta na mão é que precisa resolver o problema. O Executivo tem que mandar projeto para a construção de um local de trabalho para os catadores. Sou a favor, inclusive, de um auxílio de custo para os catadores. Ali é uma área federal, do Governo Federal. Tem que comprar uma área e investir em um pavilhão. Chega de enganação.” destacou Amadeu de Almeida Boeira, PSDB.

Os vereadores debateram o tema durante mais de uma hora. Os parlamentares da situação, reafirmaram a importância do diálogo para encontrar uma solução. Os da oposição, reforçam que é o Prefeito que tem condições de resolver o impasse.