CÂMARA PROMOVE HOMENAGENS AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

15/04/24 09:10:45

Data foi celebrada neste dia 2 de abril

A sessão ordinária desta terça-feira (2) da Câmara destinou espaço para o Observatório de Educação de Vacaria abordar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), homenageado mundialmente nesta semana com o Dia de Conscientização Sobre o Autismo. Em ênfase, foram abordados os trabalhos que o observatório realiza neste mês de abril e ressaltada a importância do dia enquanto data para conscientização sobre o que é o TEA.
..
“O autismo não tem doença, não tem cara. Os sinais do TEA começam na primeira infância e o diagnóstico não é uma sentença” - apontou Adair Adams, professor do Instituto Federal de Vacaria e integrante do observatório. Ana Paula Chaves ressaltou a importância do dia como memória para ações durante todo o ano. “Pra nós, o dia 2 de abril, assim como o mês de conscientização, ele vai além de comemorações. É uma esperança de que nos 365 dias do ano os autistas sejam incluídos e respeitados pela sociedade com dignidade”.

Quase todos os vereadores também aproveitaram para falar sobre a importância da data. “É tão importante trazer essa criança autista pra comunidade pra ela ser tratada como uma criança normal, porque elas são normais” - citou Deise Montanari (PSDB). Fabiano Vacaria (União Brasil) apontou que o apoio também deve ser feito de forma material: “Essa casa destinou R$ 140 mil para a causa autista no ano de 2023, onde proporcionou que 30 crianças que estavam na fila de espera fossem atendidas e tivessem atendimento clínico de fonoaudióloga. [...] Quando nós falamos de apoio, não tem que ser de boca. Tem que ser realmente colocando recursos lá na ponta para que elas possam atender as crianças e poder proporcionar políticas públicas pras famílias”.

Os integrantes do observatório também convidaram a população para as ações do mês de abril da Consciência Azul. O observatório fará palestras sobre o tema na Casa do Povo nos dias 8, 18 e 25 de abril, às 19 horas, com participação livre e gratuita do público. Além disso, será realizada a Mateada Azul às 14 horas deste domingo (7) na Praça Daltro Filho. A população está convidada a participar usando camiseta azul.

VEREADORES EM SECRETARIAS RETORNAM VISANDO PERÍODO ELEITORAL

A primeira sessão do mês de abril contou com a efetivação das mudanças no quadro de vereadores visando o período eleitoral. Deise Montanari (PSDB) deixou a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e Valdemir de Oliveira, o Papado (Republicanos), deixou a chefia da Secretaria de Desenvolvimento Social. Além disso, as sessões desta semana contaram também com as vereadoras suplentes Sirlei Castagna e Adriana Marcolin, o que fez com que a Câmara atingisse o número de seis vereadoras.

Com o término da janela para troca de partidos nesta sexta-feira (5), também ficou consolidado o quadro de vereadores por sigla até o final de 2024. André Rokoski deixou o Progressistas para se filiar ao PL; mesmo passo tomado por Fernando Cechinato Maciel e Mauro Deluchi Schüler, que saíram do PSB. Fabiano Vacaria saiu do PTB e Silvana Montanari deixou o PL, ambos com destino ao União Brasil. Valdemir de Oliveira saiu do PSD para o Republicanos e Valmir Grazziotin deixou o Republicanos e foi para o PSDB.

O PSDB, partido do prefeito Amadeu de Almeida Boeira, ampliou o tamanho da sua bancada de 5 para 6 vereadores; o PL, que possuía apenas um parlamentar, subiu para 3, mas agora todos os seus vereadores são de oposição. O União Brasil, que não possuía vereadores, agora tem a terceira maior bancada com 2 vereadores. PT, PDT, Progressistas e Republicanos têm um parlamentar cada. Do outro lado, PTB, PSB e PSD não possuem mais representantes ao fim da janela partidária.

Apesar disso, a correlação de vereadores entre situação e oposição segue inalterada. Com parlamentares do PSDB, União Brasil, PP e Republicanos, o governo segue com 10 vereadores, o que lhe dá maioria qualificada para aprovar projetos de lei ordinária e projetos de lei complementar que exijam dois terços dos votos. A oposição segue com cinco vereadores e agora conta com três partidos: PL, PT e PDT.

VEREADORES APROVAM R$ 8,6 MILHÕES PARA NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO

A sessão ordinária de segunda-feira foi levantada em homenagem a Gerson Brustolin, que faleceu na última sexta-feira (29/03) aos 56 anos de idade na cidade de Peritiba (SC). Ele era irmão da atual presidente da Câmara Municipal de Vacaria, Clarice Brustolin (PSDB). A solicitação foi feita pelo vereador Pedro Guerreiro (PSDB) e aprovada de forma unânime pelos vereadores.

Na terça-feira, os vereadores aprovaram dois projetos. Um deles autoriza a contratação de 6 novos atendentes de creche para completar o quadro de funcionários das escolas do município.

O outro destina R$ 8,6 milhões em recursos para a construção do novo Centro Administrativo do Poder Executivo. O projeto é mais um dos aprovados referente ao novo espaço. Em 2023, um projeto aprovou empréstimo de cerca de R$ 20 milhões para que o novo Centro Administrativo fosse construído. O projeto foi aprovado por 9 votos a 5, com votos contrários de vereadores da oposição.