Voz para os jovens: vereadores analisam o projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude

19/08/2013

19/08/13 12:00:00

| Crédito: divulgação Coordenadoria

Vacaria pode ter mais um Conselho Municipal, o da Juventude. O projeto de lei Executivo 86/2013 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude tramita na Casa e passou pela segunda pauta nesta segunda (19). Segundo dados do IBGE, 12% da população de Vacaria tem entre 15 e 29 anos.

O Papa Francisco que esteve em recente visita ao Brasil reforçou a importância da sociedade ouvir os jovens. Clamou a juventude para que participe ativamente da formação da sociedade. “...eu peço que vocês sejam revolucionários” disse o Pontífice.

O Coordenador Municipal da Juventude, Osvaldo Grigolo Jr. diz que os jovens de Vacaria querem ver a cidade crescer. Anseiam por acesso a estudo, formação e trabalho. Querem participar da construção da sociedade, mas muitas vezes, não sabem como.

Os conselhos são órgãos que garantem a participação popular nas decisões do Governo. São formados por representantes da sociedade civil para garantir que o interesse coletivo seja atendido. Uma das atribuições é propor sugestões para a elaboração de políticas públicas, fazendo valer, nas ações governamentais, a vontade dos públicos que representa.

O Conselho Municipal da Juventude contará com 16 membros titulares, 8 do Poder Público e 8 da sociedade civil. Funcionará na sala dos conselhos, no Centro Socioeducacional Dom Orlando Dotti. Os membros terão mandato de 2 anos, sendo permitida a recondução. Exercerão seus mandatos de forma gratuita. O quadro de pessoal de assessoramento técnico do Conselho será o mesmo da Coordenadoria Municipal da Juventude.

O projeto segue para as comissões permanentes onde os vereadores aprofundam a discussão dos projetos. Após a análise das comissões, o projeto entra para a Ordem do Dia, onde será votado.