VEREADORES VOTAM CONTRA O REAJUSTE NOS VENCIMENTOS DOS AGENTES POLÍTICOS MUNICIPAIS

23/01/2018

23/01/18 04:15:27

Parlamentares rejeitaram o Projeto de Lei executivo 04/2018 que previa reajuste de 2%

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

Nesta terça-feira(23), a Câmara Municipal realizou sessão extraordinária, convocada pelo Prefeito Municipal, para votar dois projetos de lei executivos.

O Projeto de lei executivo 04/2018, que previa o reajuste nos vencimentos dos agentes políticos – Prefeito, Secretários, Vereadores, foi rejeitado por unanimidade. Todos os vereadores presentes se pronunciaram contra o reajuste de 2%, proposto pelo Executivo.

“Nós manteremos aqui a coerência. Votei contra o aumento de impostos e da taxa de lixo, pois não é o momento. E para nós, também não. Estamos bem servidos de salário e não precisamos de aumento” disse Fernando Maciel (PDT).

“Coloco-me contrário a este projeto porque entendo que não é justo com o nosso povo, com a nossa sociedade. Vereadores, Prefeito e Secretários já têm um salário bastante alto e dá, com certeza, para tocarem suas vida e manterem suas famílias, diferente da população que recebe um salário mínimo, que não dá dignidade” explicou Andrezinho Rokoski (PMDB).

“Concordo com os demais colegas, não é o momento de falarmos em aumento de salário. Sabemos o quanto a nossa população necessita e está carente de ações. Nós temos que nos preocuparmos com isso, em trazer benfeitorias para a nossa população e não aumentar o salário do executivo e legislativo” disse Marcelo Dondé (PP).

Também votaram contra o aumento: Aldo da Silva (PT), Douglas Cenci (PT), Rita Zamboni (PSB), Valdemir de Oliveira (PTB), Vanesa Boeira (PSDB) e Osvaldo Grigolo Junior (PSB).

O Projeto de lei executivo 05/2018, que repassa recursos do Governo Estadual do Programa Passe Livre estudantil aos universitários inscritos no programa em 2015, foi aprovado. O Projeto abre crédito de R$ 15.800,00 no Orçamento Municipal.
“Quero destacar esse projeto que é de 2015. O Passe Livre era um programa muito importante, que muito beneficiava os estudantes com um valor que realmente fazia a diferença no pagamento da mensalidade. Depois com a mudança do Governo e com as dificuldades econômicas que o Estado enfrentou, o programa teve seus valores reduzidos. Entre 2016 e 2017, o Governo do Estado manteve o pagamento só na região metropolitana. Então é bom que estejam pagando esse valor que é lá de 2015, ainda. Esperamos que esse Programa volte a funcionar, pois ele é muito importante para os nossos estudantes, assim como o repasse por parte da Administração Municipal, cerca de R$ 110 a 120 mil reais” comentou Osvaldo Grigolo Junior (PSB). Em sua fala, Osvaldo lembrou de suas emendas impositivas. Uma delas, destina recursos para os estudantes, aumentando o repasse municipal. “Esse ano o repasse pode chegar a R$ 170 a 180 mil reais de auxílio” complementou.

“A gente sabe que, às vezes, pelos custos ou pelas faltas de opções de cursos, os estudantes são obrigados a se deslocarem até Lages. Então, nada mais justo do que receber esse auxílio do executivo e da Câmara de vereadores” salientou Douglas Cenci (PT).

O projeto que repassa recursos aos estudantes recebeu o voto favorável de todos os vereadores.