Vereadores destacam avanços e cobram ações mais efetivas na causa animal em Vacaria
Data de publicação
20/06/2025
Data de atualização
18/06/25 03:40:44
Os vereadores Douglas Cenci, Pingo Rezende, Fernando Cechinato, Rita Zamboni e Carlos Zibetti destacaram ações importantes e cobraram ampliação no acesso às castrações
Salvar imagem
O líder do governo vereador Douglas Cenci (PL) ressaltou que Vacaria está prestes a atingir a marca de mil castrações realizadas neste ano | Crédito: Saulo Vargas
Durante a sessão ordinária os vereadores se manifestaram em defesa da causa animal, destacando o trabalho já realizado e reforçando a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas à castração e ao bem-estar dos animais no município.
O líder do governo vereador Douglas Cenci (PL) ressaltou que Vacaria está prestes a atingir a marca de mil castrações realizadas neste ano, resultado de um esforço conjunto entre o Legislativo e o Executivo. Ele destacou que o Plano Plurianual prevê investimento superior a R$ 1 milhão nos próximos três anos para ações de castração, o que demonstra o compromisso do município com a causa.
O vereador Pingo Rezende (PP) confirmou a destinação de R$ 200 mil em emenda parlamentar do deputado Afonso Hamm, já depositada nos cofres públicos, para ser aplicada exclusivamente em castrações. “Esse valor expressivo pode impactar diretamente na diminuição de animais abandonados, evitando a reprodução e o sofrimento nas ruas”, observou.
Na sequência, o vereador Fernando Cechinato (PL) lembrou a Indicação nº 158, de sua autoria, que propõe a proibição da nomeação ou contratação, para cargos públicos no município, de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos contra animais. A proposta já conta com uma minuta de projeto de lei pronta e aguarda avaliação do Executivo. “A gente entende que essa é uma atribuição do Executivo, por isso, encaminhamos a sugestão de forma colaborativa”, explicou.
A vereadora Rita Zamboni (PP) se pronunciou, destacando que as castrações no município tiveram início durante seu mandato, por meio de emendas impositivas de sua autoria. Ele defendeu que os critérios de acesso ao serviço sejam revistos, de modo a ampliar o atendimento para além das protetoras e famílias inscritas no Bolsa Família, contemplando também os trabalhadores assalariados. “Quem nunca dependeu de auxílio também merece esse serviço. Precisamos pensar na inclusão”, afirmou.
O vereador Carlos Zibetti (União Brasil) pediu que seja agilizada a liberação da verba de uma emenda parlamentar destinada a ONG Amigo do Bicho, ainda no ano passado, que será utilizada para implantação de uma clínica. O vereador preside a CPI da Causa Animal.