VEREADORES DENOMINAM PRAÇA E RÓTULA

31/05/2017

31/05/17 03:04:06

Proposições foram apresentadas pelos Vereadores Aldo da Silva e Mauro Schuler.

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade durante Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira(29), o Projeto de Lei Legislativo nº20/2017 de autoria do Ver. Aldo da Silva(PT) denominando a Praça do bairro Monte Claro de Praça Adelino Paim da Silva.
Adelino Paim da Silva nasceu na cidade de Bom Jesus no dia 30 de Julho de 1960 e veio para Vacaria ainda pequeno onde fixou raízes no Bairro Monte Claro.
Em 04 de Agosto de 1994 devido a paixão pelo esporte amador foi um dos fundadores do São Cristóvão FC, um dos times mais antigos do bairro. Auxiliou muitos dos atletas amadores que estão hoje em times da série A, dando oportunidade de começarem a jogar desde pequenos.
Mais conhecido como Macaco passou o restante de sua vida na estrada como caminhoneiro, morreu no dia 26 de Dezembro de 2006 e até hoje é lembrado nos campeonatos de futsal onde o São Cristóvão atua até hoje.
Na Sessão ordinária de terça-feira (30), foi aprovado também por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 15/2017, de autoria do Ver. Mauro Schuler(PSB) que “Denomina Rótula da Bandeira Marli Terezinha Arcari Sganzerla a rótula localizada entre as ruas Campos Sales, Firmino Camargo Branco, Frei Melchior, Teodoro Camargo e Tristão Dávila Pinto”.
Marli Terezinha Arcari, nasceu em 05 de maio de 1941 na cidade de Bom Jesus/RS, onde viveu até seus 16 anos com os pais Ítalo Domingos Arcari e Vilma Arcari e os irmãos Luiz Cléo Arcari, Julio Cesar Arcari e Ricardo Arcari.
No ano de 1958 mudou com a família para Vacaria. Concluiu seus estudos no curso de Magistério no Colégio São José, iniciando sua vida profissional como educadora nas instalações da fazenda do Socorro, administrada na época pela Sra. Lourdes Coelho Borges, onde alfabetizou muitas crianças e ensinou a língua portuguesa para um grupo de imigrantes japoneses que realizava estudos da agricultura local. Casou-se com Nivaldo Pedro Sganzerla, passando a assinar Marli Terezinha Arcari Sganzerla, concebendo mais tarde uma filha a quem deu o nome de Andiara Arcari Sganzerla.
Dedicou-se à Educação e Cultura da cidade de Vacaria, exercendo seu ofício de professora junto ao grupo Escolar Nossa Sra. Da Oliveira e, posteriormente, após complementar sua formação nas faculdades de Letras – Literatura Brasileira e Estrangeira e Pedagogia, foi nomeada Presidente do Mobral (Projeto de Educação para Adultos), onde incansavelmente prestou serviços em favor da luta contra o analfabetismo na cidade e região na tentativa de reduzir a desigualdade sociais.
No período da administração do Prefeito Marcos Palombini, Marli Terezinha Arcari Sganzerla exerceu a função de Assistente Adjunta da então Secretária de Educação do Município, Lélia Bróglio. Neste período desenvolveu muitos projetos como a Feira da Ternura: Feira para venda de Artesanato que realizava no mês de novembro junto à Praça General Daltro Filho, cuja arrecadação da venda dos trabalhos manuais, desenvolvidos pelas funcionárias da Secretaria Municipal de Educação e Professoras das escolas Municipais, era revertida na compra de cestas básicas para distribuição às famílias mais carentes da cidade, que eram selecionadas através de visitas realizadas nos bairros para verificação das necessidades.
No período de 1976 iniciou seus estudos em Heráldica, a fim de ingressar no concurso lançado pelo município para a confecção do Brasão e da Bandeira de Vacaria e desenvolver um trabalho digno de amor à cidade que dedicou grande parte da sua vida. Foi quando Marli deixou seu grande legado pra Vacaria, inscrevendo-se no concurso com pseudônimo “ESTUDANTE GAUCHA”, conforme seu regulamento, e conquistando a 1ª e 2ª colocação com os seus trabalhos inscritos. Marli faleceu em Caxias do Sul, em Setembro de 1996, aos 55 anos.