Vereadores demonstram indignação com SAMU

21/11/2014

21/11/14 12:00:00

imagem meramente ilustrativa | Crédito:

Durante as sessões ordinárias dessa semana, os vereadores demostraram revolta com a demora do deslocamento das ambulâncias do serviço de atendimento móvel de urgência - SAMU em Vacaria quando acionadas. Os vereadores reclamaram da burocracia no atendimento telefônico de emergência, hoje realizado em Caxias do Sul.

O SAMU será investigado por uma comissão parlamentar de inquérito mista, proposta pelo vereador Marcos Lima, PTB. Marcos defende que o Município tenha ambulâncias e equipes de emergência próprias, além das disponibilizadas pelo SAMU. O vereador Alessandro Dalla Santa, PSB compartilha de ideia semelhante. “Precisamos desenvolver um sistema municipal de socorro” disse Dalla Santa. “Está em toda a imprensa nacional: o SAMU não funciona. Está muito ruim. E, infelizmente, o de Vacaria não fica diferente” relatou o vereador Joaquim Boeira de Vargas, PMDB.

Ainda na terça (18), o vereador Valdecir Panisson, PT formalizou pedido de providências, enviado hoje para a Secretária Estadual da Saúde, ao Presidente da Comissão de assuntos municipais da Assembleia Legislativa e a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul. No documento, é solicitada a criação de um novo modelo de regulação do SAMU, capaz de agilizar o atendimento. O documento inclui também o pedido de autorização da mesa de regulação do SAMU em Caxias do Sul para que seja feita a regulação inversa. “A regulação inversa permite que pessoas com fé pública em Vacaria possam ser rapidamente reconhecidas quando ligam no 192, sem passar pelo protocolo padrão. A ambulância e a equipe de resgate, nesse caso, são imediatamente acionadas” explicou Panisson. Por último, Panisson solicitou informações sobre o número de negativas de atendimento móvel de urgência em Vacaria nos últimos 90 dias. “O serviço do SAMU em Vacaria tem se mostrado ineficaz. Precisamos saber quantas pessoas deixaram de ser atendidas” completou o vereador.

Por Giana Pontalti.