VEREADORES APROVAM REPASSES PARA SECRETARIAS E INSTITUIÇÕES

15/04/24 09:10:39

Sessão ordinária de segunda-feira (8) aprovou sete projetos

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (8), um total de sete projetos. Todos eles foram de autoria do Poder Executivo e repassaram recursos para diferentes secretarias do município realizarem ações, além de repasses a instituições no município. Alguns desses repasses são de projetos vindos de anos anteriores e são continuidade na execução de serviços e projetos.

Os dois repasses de maior valor destinaram R$ 100 mil para a Associação de Universitários de Vacaria (AUV), utilizado anualmente para o custeio do transporte dos alunos que se deslocam a Lages, e R$ 100 mil à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O recurso é utilizado nas ações da secretaria para auxiliar na castração de animais.

- A causa animal, a gente sabe, já foi uma problemática muito grande na nossa cidade. Tem bastante gente que ainda fala por não conhecer a causa de fato, mas hoje nós vemos que esses programas de castração vieram suplementar o orçamento do Poder Executivo, [que] ampliou essas castrações e proporcionou que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente possa, de uma maneira geral, ampliar o número de animais [atendidos] no nosso município - apontou o vereador Fabiano Vacaria (União Brasil).

A Câmara também repassou R$ 30 mil para a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Vacaria. O valor será usado pela CIC para apoiar a realização da 3ª FEVAC – Feira Multissetorial, prevista para o final deste mês de abril. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu dois repasses: R$ 20 mil para auxiliar a Cooperativa Vacariense de Apicultores (APAVIS) na reforma e adequação ao Serviço de Inspeção Municipal e R$ 15 mil para apoio à 2ª Conferência Internacional sobre Educação e Sustentabilidade.

A Câmara também aprovou um repasse de R$ 13 mil para a Secretaria de Cultura e Turismo do município. O valor será utilizado para a troca de cadeiras e encostos danificados no auditório do Centro Cultural Marcos Palombini, também conhecido como a Casa do Povo. O espaço comporta 320 espectadores e terá 174 encostos e 66 cadeiras trocados. Segundo a secretária da pasta, Simone Gobetti Boeira, os reparos devem levar de um a dois meses e não exigem fechamento do auditório para obras.

- A Casa do Povo vai ser utilizada normalmente. A gente utiliza pros projetos culturais na terça e na quarta-feira e pras demais pessoas que já tenham agendado alguma formatura, algum evento, não se preocupem. Porque esses assentos e as cadeiras vai ser feita a recuperação gradativa. Não vai ser necessário cancelar nada - afirma Simone.

Por fim, a Associação de Formação de Atletas de Vacaria (AFAVA), recebeu um repasse de R$ 10 mil. A associação é utilizada no apoio à formação de atletas para o Grêmio Esportivo Glória,

VEREADORES APROVAM HOMENAGEM A TRADICIONALISTA.

A sessão ordinária de terça-feira (9) foi longa e acalorada, com várias discussões entre os vereadores. Apesar disso, apenas um projeto foi votado. Foi aprovada a concessão do título de cidadão emérito de Vacaria a Élvio Gianeto Guagnini Rossi, tradicionalista conceituado no município. A autoria da homenagem veio do vereador Fernandinho Maciel (PDT). “Quando temos pessoas que expressam ou se expressam culturalmente e isso atinge uma comunidade, uma região e até um estado inteiro muito bem, é necessário que a gente eleve esses nomes” - afirmou o vereador.