VEREADORES APROVAM REPASSE DE R$ 72 MIL E CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS PARA O CAS TEACOLHE

14/09/23 11:38:29

Repasse será para o aluguel das salas; serão contratados 13 profissionais para o funcionamento do projeto

Com cinco parlamentares ausentes devido ao cumprimento de agendas oficiais em Brasília e em Porto Alegre, a sessão ordinária desta segunda-feira (21) foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Valmir Grazziotin (Republicanos).

A sessão teve, ao todo, cinco projetos aprovados: três do Poder Executivo e dois projetos de vereadores. Do Executivo, foi aprovada uma concessão de terreno de 714 metros quadrados à empresa Carlos Eduardo Andrade Lodi. A empresa trabalha na fabricação de paletes e pretende gerar cinco novos empregos diretos com a sua expansão.

Os outros dois projetos do Executivo envolveram o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) TEAcolhe. Foi aprovado um repasse de R$ 72 mil para o pagamento dos aluguéis das salas onde o centro irá funcionar.

Já o outro projeto autoriza a contratação temporária e emergencial de 13 profissionais para o centro: um terapeuta ocupacional, dois psicopedagogos, um psicomotricista, três psicólogos, um nutricionista, dois fonoaudiólogos, um médico psiquiatra e dois fisioterapeutas. O público-alvo de atendimento serão pessoas com autismo em todo o ciclo da vida e de suas famílias da Região 24. As exigências de formação, carga horária e remuneração do Projeto de Lei Executivo nº 153/2023 estão disponíveis no link do projeto.

Segundo o líder do governo, o vereador Mário Bala (PSDB), os projetos envolvendo o CAS TEAcolhe são “dois projetos de extrema importância pra área da saúde que a gente solicita a inclusão na ordem do dia pra dar agilidade, principalmente às pessoas que têm essa demanda, essa necessidade”. Sobre a concessão de terreno, afirmou que, embora seja um terreno considerado pequeno, “é uma demonstração de que a prefeitura, juntamente com o secretário [de desenvolvimento social] Gabriel e o prefeito Amadeu se preocupam em ajudar o pequeno, o médio e o grande empresário” - completou.

Dos vereadores, foi aprovada uma moção de apoio da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) que homenageia o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) pelos seus 92 anos de história. A entidade sindical é considerada a maior da categoria na América Latina. Já o vereador Aldo da Silva (PSDB) trouxe requerimento pedindo sessão solene em homenagem ao Comércio de Sucatas Cabral pelos seus 25 anos de criação. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade entre os vereadores.

A próxima sessão ordinária será nesta terça-feira, às 17h30. A sessão pode ser acompanhada presencialmente no plenário ou também pelas nossas redes sociais – Facebook e YouTube da TV Câmara.