VEREADORES APROVAM MOÇÃO PARA AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Data de publicação
Data de atualização
12/04/23 10:00:02
Ações a nível federal prometem R$ 150 milhões para rondas escolares
A sessão ordinária desta terça-feira (11) teve dois projetos aprovados. Um deles estabelece alterações ao novo Regime Disciplinar da Guarda Municipal, aprovado na sessão ordinária de segunda-feira. Ela revoga o parágrafo único do artigo 24 e altera o parágrafo único do artigo 26 da lei complementar recém-aprovada.
O outro projeto é de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT). A parlamentar protocolou a Moção de Apoio nº 5 de 2023, que pede apoio a ações anunciadas a nível federal para o combate à violência nas escolas. Entre as ações prometidas, estão R$ 150 milhões para rondas escolares em estados e municípios e a construção de uma política nacional de combate à violência nas escolas.
- Isso é apenas um pequeno leque do que está sendo levantado para pensar em quem deve fazer a segurança nas escolas públicas. A escola pública não pode ser um espaço aberto, sem ser pensada nessa segurança, que é tanto física quanto emocional que as nossas crianças precisam - comenta a parlamentar petista.A próxima sessão ordinária será no dia 17 de abril.
Sessão Solene será realizada no dia 18 de abril
No dia 18 de abril, a Câmara de Vereadores de Vacaria fará nova sessão solene. A sessão irá homenagear o Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, que celebra 40 anos em 2023, e a Rádio UCS FM Vacaria, que vai para o seu 20º aniversário.
O Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, filiado à União dos Escoteiros do Brasil, foi fundado no dia 23 de abril de 1983 por ocasião das promessas escoteiras de seus primeiros membros. Tem como grupo escoteiro padrinho o Grupo Escoteiro Tabajara, da cidade de são Marcos.
Suas atividades foram iniciadas na sede campestre do Clube Guarani de Vacaria. Pouco tempo depois, fora construída a sua atual sede, localizada no parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz, em local cedido pela Associação Rural de Vacaria, local onde são realizadas as suas atividades até o dia de hoje.
O grupo Escoteiro atende jovens de 6 anos e meio até 21 anos nos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, contando ainda com adultos voluntários na realização das atividades do programa educativo e de administração.
O Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande foi declarado como de utilidade pública no ano de 2013 através da Lei Municipal nº 3.416, sendo uma entidade de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e que tem entre seus propósitos auxiliar os jovens no seu autodesenvolvimento através da aplicação do programa educativo escoteiro, da prática de atividades atrativas, do desenvolvimento de atividades sociais, participação em atividades comunitárias, entre outras.
A UCS FM Vacaria 106.1 é uma emissora educativa que faz parte da rede de rádios UCS FM e é mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul.
Suas raízes foram cravadas no começo dos anos 1980, quando foi criado o Núcleo de Produção Audiovisual da UCS com a finalidade de produzir documentários de interesse acadêmico e comunitário. A necessidade de investir em laboratórios de comunicação para os cursos de graduação, associada à estratégia de criar uma rede eletrônica de comunicação, incluindo TV Universitária e Rádio Educativa, levou ao Centro de Teledifusão Educativa, o CETEL, inaugurado em 31 de outubro de 1997. O CETEL era formado originalmente pela UCS TV e pelas rádios UCS FM Vacaria, UCS FM Caxias do Sul e UCS FM Bento Gonçalves.
A UCS FM Vacaria iniciou as suas transmissões em 11 de abril de 2003, sendo a primeira emissora educativa da Serra Gaúcha e a quinta do Rio Grande do Sul. Seus estúdios estavam localizados no antigo campus da UCS, na Avenida Presidente Kennedy. Em 2017, a rádio inaugurou amplos e modernos estúdios no atual Campus da UCS, aproximando-a ainda mais da comunidade acadêmica, onde permanece até hoje.