Quatro projetos foram aprovados nas sessões de segunda e terça-feira (18 e 19/11)
Em duas sessões ordinárias bastante encurtadas e com poucas discussões, os vereadores aprovaram quatro projetos nas sessões de segunda e terça-feira (18 e 19/11).
Um dos projetos de maior relevância foi a concessão de um terreno de 2 mil metros quadrados à empresa Grando Pneus, que atua no ramo de recapagem de pneus em Vacaria desde 1999. A empresa pretende expandir suas atividades com um investimento em torno de R$ 300 mil, com a geração de três novos empregos diretos. Em contrapartida, a empresa se comprometeu a destinar cerca de R$ 30 mil em projetos a serem desenvolvidos pelo município.
Também foi aprovada, por unanimidade, as contas do prefeito municipal de Vacaria de 2021. Na semana anterior, as contas do prefeito Amadeu de Almeida Boeira (PSDB) a respeito do exercício financeiro de 2020 haviam sido aprovadas com quatro votos contrários de parlamentares da oposição. Dos vereadores, foi aprovado projeto de autoria do vereador Anderson Fiorio (PSDB) que denomina a nova praça do bairro Kennedy com o nome de José Vida.
Na sessão de terça-feira, que contou com homenagens ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, os vereadores aprovaram o único projeto que foi colocado na ordem do dia: a etapa vacariense do Campeonato Gaúcho de Kart foi incluída oficialmente no calendário de eventos do município.
CAPOEIRISTAS SE APRESENTAM NO PLENÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A sessão ordinária de terça-feira (19) foi aberta com as apresentações dos capoeiristas Vinícius Badalotti de Oliveira e Everton Osório. Eles convidaram os vereadores e o público presente a realizar uma roda no Plenário, onde foram apresentados instrumentos musicais e relembrada a história dos movimentos negros no Brasil.
As apresentações foram realizadas em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que foi celebrado neste dia 20 de novembro. A data é alusiva ao dia da morte de Zumbi, líder do maior quilombo de resistência à escravidão na América Latina: o quilombo dos Palmares. O quilombo resistiu por mais de um século e chegou a ter mais de 20 mil habitantes no seu auge. Zumbi faz parte do livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, desde 1997.