Vereadores aprovam aumento do vencimento dos agentes de combate a endemias

05/08/2014

05/08/14 12:00:00

| Crédito: mosquito conhecido como borrachudo

Os vereadores votaram a favor do projeto de lei que aumenta o vencimento dos agentes de combate de endemias. Endemia é uma doença contínua, presente em uma determinada região. Quando uma doença se alastra para outras regiões é uma epidemia.

Hoje, Vacaria conta com oito agentes de combate de endemias. “Atuamos continuamente no combate à dengue. Também atuamos no controle de roedores, de escorpiões e, quando chega o calor, no combate aos mosquitos borrachudos” explicou Sandra Eliane Ciotta, agente que acompanhou a sessão desta terça, dia 05.

Prevenir, identificar e combater doenças faz parte do trabalho dos agentes. Eles visitam toda a cidade, incluindo o interior. Vistoriam residências, empresas e também terrenos baldios em busca de focos das doenças.

“As pessoas, muitas vezes, não entendem o que fazemos. Trabalhos no combate a doenças. Muitos borrachudos podem causar alergias mais graves em crianças. Estamos sempre atentos para que as doenças não avancem” explicou Márcia Mossoi, agente.

Os agentes vão receber o vencimento de R$ 1.014,00, valor determinado pela Lei Federal 12.994/2014. O projeto aprovado na Câmara equipara o vencimento dos agentes locais ao piso nacional.