Vereador denuncia longa espera de pacientes em Caxias aguardando transporte

01/11/2010

30/11/-1 12:00:00

A Câmara Municipal de Vacaria realizou ontem a primeira reunião ordinária do mês de novembro, sob a presidência do vereador Amadeu de Almeida Boeira. Na pauta estavam os seguintes projetos: 01 – Projeto de Lei Executivo nº 130/2010. 1ª Discussão. “ Autoriza Suplementar dotação no orçamento em Execução”. A suplementação de R$ 20.000,00 objetiva a realização de cursos profissionalizantes realizada pelo SENAC, cursos de assistente de cabeleireiro e informática. O projeto volta pra segunda discussão na próxima semana. 02 – Projeto de Lei Executivo nº 131/2010. 1ª Discussão. “ Abre crédito Especial no orçamento em Execução”. A referida abertura de crédito no valor de R$ 136.000,00 objetiva a realização de cursos de qualificação de mão de obra organizados em parceria com o SENAC. O referido projeto volta para cumprir a segunda pauta na semana que vem. 03 – Projeto de Lei Executivo nº 133/2010. 1ª Discussão. “ Estima a Receita e Autoriza despesas do Município para o Exercício Financeiro de 2011”. O referido projeto consiste em peça orçamentária única, compreendendo as receitas e despesas para o exercício de 2011. O projeto também volta para segunda discussão na próxima semana. 04 – Projeto de Lei Legislativo nº 11/2010. Autoria ver. Antônio Almeida – PPS. 1ª Discussão. “ Proíbe a participação de invasores de terras públicas ou privadas em todos os programas assistenciais mantidos ou administrados pelo município de Vacaria”. O projeto tem por finalidade desestimular a invasão tanto em terrenos públicos como em terrenos privados. O autor pediu a inclusão na ordem do dia e foi aprovado por unanimidade. Para votar estavam na ordem do dia os seguintes projetos: 05 - Projeto de Lei Executivo nº 124/2010. Com Parecer. “ Abre crédito Especial no orçamento em Execução”. O projeto objetiva a aquisição de insumos para controle do Diabetes e Mellitus. O valor da Abertura de crédito é de R$ 18.325,71. Houve a aprovação do projeto por unanimidade. 06 – Projeto de Lei Executivo nº 126/2010. Com Parecer. “ Autoriza Suplementar dotação no orçamento em Execução”. O projeto tem por finalidade fazer o atendimento as crianças e adolescentes individualmente por um psicólogo. O Valor do recurso para o atendimento é de R$ 8.100,00. O projeto recebeu aprovação unânime. 07 – Projeto de Lei Executivo nº 127/2010. Com Parecer. “ Autoriza Suplementar dotação no orçamento em Execução”. O projeto objetiva a aquisição de combustível para abastecimento de veículos próprios que viajam para fora do Município levando pacientes. O projeto também foi aprovado por unanimidade. O vereador Douglas Firmino Borges do PMDB, leu na Tribuna da Câmara a cópia de um ofício assinado pelo Diretor do Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, que relata os problemas com pacientes de Vacaria que são atendidos no Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul. Segundo Junqueira, os pacientes são atendidos e acabam tendo que esperar o transporte de retorno, após as seis horas da tarde, sendo que o horário de funcionamento do referido Ambulatório é das 7 horas às 18 horas.   Diz ainda que, muitos pacientes precisam de cuidados especiais, necessitando de auxílio diferenciado. No ofício lido pelo vereador, diz que a resposta da Secretaria Municipal da Saúde é que o Ambulatório deveria esperar até o horário que o motorista passasse para buscar os pacientes. O Diretor do Hospital Geral, no entanto, solicitou a Secretaria Municipal da Saúde, que os pacientes sejam recolhidos dentro do horário de funcionamento do Ambulatório Central para que não haja transtornos após às 18 horas.