VACARIENSES LOTARAM O CTG PORTEIRA PARA HOMENAGEAR JOÃO MARIA

O acordeonista recebeu o Troféu Candeeiro Farrapo no dia 12 de setembro

| Crédito: Crystal Fotos

por Giana Pontalti

A comunidade de Vacaria lotou o CTG Porteira do Rio Grande nesta terça-feira(12) para homenagear o acordeonista João Maria Pinheiro da Rosa. O gaiteiro e professor de música recebeu, da Câmara Municipal, o troféu Candeeiro Farrapo.

Todos os anos, durante os festejos farroupilha, o legislativo realiza sessão solene para a entrega do troféu à personalidade que se destaca na propagação ou culto à tradição farroupilha. Neste ano, a Câmara reconheceu o talento e o trabalho de João Maria. A solenidade foi realizada em parceria com o Grupo de Arte e Tradição Aba Larga.

João Maria chegou acompanhado da esposa Enedina. No começo da solenidade, o casal foi recebido e conduzido à mesa de destaque pelo presidente do legislativo, vereador Marcos Lima, e por muitos gaiteiros ao som de “Querência Amada”. A frente do gaitaço estava Deoroci Silveira, amigo de João Maria. Os dois tocaram por mais de 30 anos no conjunto Os Caudilhos.

Os vereadores Fernando Maciel (PDT), Marcelo Dondé (PP) e André Rokoski (PMDB) falaram em nome de todos os parlamentares e destacaram a trajetória profissional e pessoal do homenageado. Os 15 vereadores prestigiaram o evento. Confira o histórico apresentado na solenidade.

O prefeito municipal de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira, o presidente da comissão organizadora da semana farroupilha 2017, André Poletto da Silva e o patrão do grupo de arte e tradição Aba Larga, Evandro Luiz Mota também se pronunciaram. O Major Fabiano Domênico Paim integrou a mesa oficial representando o 10º BPM.

Entre um pronunciamento e outro, o público conferiu a apresentações artísticas. A intérprete vocal Pietra Telles Fonseca, de 09 anos, cantou Romance de Flor e luna. Os chuleadores Felipe Lorenzo de Souza – campeão gaúcho de chula mirim - e Gustavo Motta também se apresentaram. O músico Roberlei Subtil de Carvalho entoou o hino riograndense.

Dois dos momentos mais marcantes da solenidade deram voz aos alunos de João Maria. Edson Dutra, dos Serranos, gravou um vídeo especialmente para o evento. E Rafael De Boni encaminhou uma carta a João Maria, chamando-o de mestre.

O homenageado, emocionado, proferiu poucas palavras em seu pronunciamento. Preferiu agradecer o troféu
tocando. Junto aos companheiros que integraram o conjunto Os Caudilhos, tocou Flor Nativa, de Edson Dutra e Negro da gaita, de Airton Pimentel e Gilberto Carvalho.