UM ODE À TRADIÇÃO: ÉLVIO GIANETO GUAGNINI ROSSI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO DE VACARIA

26/06/24 05:39:06

Sessão solene foi realizada na Casa do Povo

A Casa do Povo foi palco, nesta terça-feira (25), de um ode às tradições do Rio Grande do Sul. Élvio Gianeto Guagnini Rossi, figura histórica do tradicionalismo vacariense, recebeu o título de cidadão emérito do município. O autor da homenagem foi o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT).

Foi uma sessão repleta de emoção. Natural de Vacaria, Élvio é inserido no meio tradicionalista desde criança, seguindo a tradição da família. Foi campeão nos rodeios de 1982 e 1984 e mais tarde patrão da campeira, com um longo histórico de contribuições e participações nos rodeios de Vacaria e em outras atividades tradicionalistas. Em sua fala na tribuna, exaltou a importância de transmitir as tradições gaúchas para as próximas gerações e declamou versos de Ângelo Franco: "Eu aprendi muito cedo mateando com o meu avô / Que o homem a gente conhece no rastro que ele deixou / Que a história não perde nada e um dia o que se passou / Vem revelar a consciência que o sujeito carregou".

Autor da homenagem, Fernando Lucena Maciel exaltou o esforço incansável de Élvio e, também nos versos de Ângelo Franco, transmitiu a mensagem do final da música É aqui junto ao chapéu: "Cada consciência é um caminho que pode ou não ir além / E só cuida pra aonde vai quem respeita de onde vem // É aqui junto ao chapéu no nosso eu mais profundo / Que reside a diferença entre o seco e o fecundo / Existe larga distância entre o primeiro e o segundo / Entre os que mancham a história e os que constroem o mundo".

"Com certeza é uma emoção muito grande" - comentou Élvio após a sessão solene. "Isso nos dá mais força a continuarmos trabalhando, lutando pela causa tradicionalista e principalmente pelo CTG Porteira do Rio Grande. Nosso sentimento é de gratidão" - completou. "A importância dessa homenagem é destacar pessoas que elevam a nossa autoestima e o Élvio representa muito dessas pessoas que às vezes passam batidos desse reconhecimento" - apontou Fernando Lucena Maciel, autor da homenagem, exaltando o trabalho de Élvio no meio tradicionalista.

Também discursaram na tribuna os líderes de partidos: André Rokoski (PL), Deise Montanari (PSDB), Fabiano Vacaria (União Brasil) - que cedeu parte do tempo de fala para a colega de partido Silvana Montanari - e Pingo Rezende (PP). O vice-prefeito Marcelo Dondé (PP) representou o Poder Executivo e também discursou na tribuna.