ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DE JULHO APROVA NOVE PROJETOS

23/08/23 09:56:37

Sessão contou com aprovação de repasses e homenagens

A última sessão do mês de julho contou com nove projetos aprovados. A maior parte dos projetos foi de autoria do Poder Executivo e envolveu repasses de recursos.

Foi destinado um repasse de R$ 188 mil para a compra de um veículo para as atividades externas do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), especialmente para o interior do Município. Outros R$ 224 mil serão usados para a compra de um terreno no Bairro Kennedy, onde será construída uma praça com academia ao ar livre e quadra de areia. R$ 10 mil foram repassados para a compra de uniformes para a escolinha da Associação Renascer na Marca da Cal e outros R$ 10 mil serão entregues à União das Associações de Moradores de Vacaria (UAMVA) para auxiliar a realização do evento “A Mais Bela Comunitária”, que será realizada no mês de outubro.

O maior repasse veio através de um recurso federal. Cerca de R$ 1,5 milhão, vindos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão destinados para a compra de brinquedos educativos e materiais pedagógicos para as escolas do município. O líder do governo, o vereador Mário Bala (PSDB), citou que a conquista do repasse foi fruto de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação: "Foram recursos que a secretaria, através da pessoa do secretário Yuri [Della Giustina] e toda a sua equipe conseguiram um recurso destinado à parte da educação" - relata.

Foi autorizada também a contratação temporária de um eletricista para a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para construção de unidades habitacionais. O contrato terá duração de 6 meses (prorrogáveis por mais 6), com remuneração de R$ 1.525,24 reais para 44 horas semanais.

Por parte dos vereadores, foram aprovadas duas homenagens. Em proposta de autoria da presidente da Câmara Clarice Brustolin (PSDB), o troféu Candeeiro Farrapo em 2023 será concedido a Lauri Terezinha Brandão de Almeida. Já o vereador Pingo Rezende (Progressistas) trouxe projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Honorário de Vacaria ao Senhor Jonas Ramão Jacobi dos Santos.

Todos os projetos, exceto o repasse de R$ 224 mil para a compra de um terreno no Bairro Kennedy, foram aprovados por unanimidade.

A próxima sessão ordinária na Câmara está marcada para esta terça-feira (1), às 17h30. A sessão pode ser acompanhada presencialmente no plenário ou ao vivo nas redes sociais: Facebook e YouTube da TV Câmara.