TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO FOI ENTREGUE A NILSON HOFFMANN EM SESSÃO SOLENE

21/09/22 11:04:17

Além do Troféu Candeeiro Farrapo também foram entregues as Comendas Araucária

| Crédito: Saulo Vargas

A noite da última sexta-feira (16) foi colorida como a bandeira do Rio Grande do Sul com a entrega da honraria máxima tradicionalista municipal, o Troféu Candeeiro Farrapo, e das Comendas Araucária. A solenidade aconteceu no CTG Porteira do Rio Grande e esteve recheada por amigos e familiares dos homenageados, além de representantes de entidades e tradicionalistas.

O legislativo vacariense anualmente realiza esta Sessão Solene junto aos festejos Farroupilha, como uma forma de manter acesa a chama do tradicionalismo através de homenagens a gaúchas e gaúchos que se destacam na defesa, divulgação, propagação e culto à tradição gauchesca.

Neste ano, a homenagem foi entregue ao narrador de rodeios e tradicionalista Nilson Benedino Silveira Hoffmann. Os homenageados da Comenda Araucária neste ano foram Antônio Martins do Amaral, José Valdir Macedo Maciel, Marilurdes Sandi Barbosa e Mário Lames da Silva.

Na ocasião, houve declamação de poesia, música e muitas lembranças da vida dos nossos homenageados. Os músicos Edson Dutra (Os Serranos) e Nilton Ferreira mandaram mensagens em vídeo para o amigo de longa-data Nilson, relembrando o passado e parabenizando o narrador. Nilton Ferreira ainda cantou “A Vida de Cabelos Brancos”, música premiada no Festival “Cante Uma Canção em Vacaria” do Rodeio Crioulo Internacional, festival esse que foi criado por Nilson, enquanto patrão do CTG Porteira do Rio Grande, junto com Adalmir Alves.

Um dos pontos altos, foi a inversão de papéis entre o ginete e o narrador, o ginete Volmir de Paula foi quem chamou Nilson Hoffmann para receber o troféu.

“Eu nunca fiz tradicionalismo pensando em ser homenageado, mas é muito bom quando lembram da gente, nos trazendo momentos como esse de muita emoção. No balanço da minha vida, tudo valeu a pena”, disse Nilson Hoffmann em sua fala de agradecimento.

Você pode assistir a gravação da Sessão Solene de entrega do Troféu Candeeiro Farrapo na página da Câmara Municipal no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.