TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO 2022 SERÁ ENTREGUE AO NARRADOR E TRADICIONALISTA NILSON HOFFMANN

30/06/2022

30/06/22 05:13:35

A cerimônia de entrega acontece no dia 13 de setembro

| Crédito: Saulo Vargas

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (27), o legislativo aprovou, por unanimidade, a proposta que concede o Troféu Candeeiro Farrapo de 2022. Por meio do Projeto de Resolução Legislativa 005/2022, de autoria da presidência da Câmara, vereador Fabiano Vacaria (PTB), o homenageado deste ano é o narrador e tradicionalista Nilson Hoffmann.

O Troféu Candeeiro Farrapo é uma distinção entregue todos os anos, durante a Semana Farroupilha, pelo Legislativo Vacariense a pessoas que se destacam de várias formas na preservação da tradição gaúcha.

Nilson Hoffmann nasceu numa chácara em Bom Jesus. Seu pai queria que fosse jogador de futebol, mas ele trocou as chuteiras por um par de botas, influenciado por um tio que o introduziu no mundo tradicionalista dos CTGs e dos rodeios, através, principalmente, da dança.

A narração veio mais tarde, por acaso, quando, integrante do CTG Porteira do Rio Grande, participava de um Rodeio em Florianópolis e não havia ninguém para fazer a narração. Então, Nilson pegou o microfone e começou a animar o público e narrar o que acontecia.

Ele também foi patrão do CTG Porteira do Rio Grande e, ao lado de Antônio Adalmir Alves, implantou o festival de música do Rodeio Crioulo Internacional, que levou, na época, o nome de “Cante uma canção a Vacaria”.

Nilson comentou o reconhecimento: “Eu nunca fiz tradicionalismo pensando em ser homenageado, mas sempre é bom, principalmente quando estamos vivos para receber o carinho das pessoas. Cada vez que a gente recebe uma homenagem é um carinho para a alma. É um sentimento de satisfação e de reconhecimento, porque a minha vida sempre foi pautada no tradicionalismo.”

Aos 73 anos, Nilson Hoffmann narra rodeios, cultiva a tradição e aos sábados, das 9 às 11h, conduz o programa Tradição – Usos e Costumes, na Rádio Fátima.

A entrega do Troféu está prevista para o dia 13 de setembro. Em 2021, a honraria foi entregue à médica Anahida de Fátima Guerreiro Rosa.