TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO 2021 SERÁ ENTREGUE PARA A MÉDICA ANAHIDA DE FÁTIMA GUERREIRO ROSA
Data de publicação
04/08/2021
Data de atualização
04/08/21 09:24:51
A homenageada foi a Mais Prendada Prenda do XIII Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
por Giordana Grigol
Na Sessão Ordinária de terça-feira (03), o legislativo vacariense aprovou, por unanimidade, a proposta que concede o Troféu “Candeeiro Farrapo” de 2021. Por meio do Projeto de Resolução Legislativa 03/2021, de autoria da presidência da Câmara, vereador Aldo da Silva (PSDB), a homenageada neste ano é Anahida de Fátima Guerreiro Rosa.
O Troféu Candeeiro Farrapo é uma distinção alusiva a Semana Farroupilha entregue todos os anos pelo Legislativo Vacariense a pessoas que destacam-se na defesa, divulgação, propagação e culto a tradição gaúcha.
A homenageada deste ano foi a Mais Prendada Prenda do XIII Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, representando o CTG Porteira do Rio Grande. Anahida é médica especialista em Nutrologia e, atualmente, reside em Vacaria. Casada há 31 anos com o também médico cirurgião plástico, Heliandro da Rosa, com quem tem dois filhos.
Dedicada e preocupada com o futuro da tradição gaúcha, a homenageada, junto com outras prendas, durante um encontro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em Alegrete/RS, idealizaram a realização de encontros de prendas de todas as regiões, onde debateriam temas como a história, normas, indumentárias e protocolos para concursos de prendas.
A partir daí, iniciaram-se diversos encontros pelo Estado do Rio Grande do Sul, que reuniram 300 prendas no primeiro e mais de 500 moças nos encontros seguintes. Dessa maneira, Anahida pôde contribuir com a criação de diferentes e variadas normas que até hoje estão em vigor e fazem parte do regulamento oficial dos concursos de prenda, o que garante a presença marcante da mulher dentro do tradicionalismo.
A data para a Sessão Solene de entrega do Troféu está prevista para o dia 14 de setembro. No ano passado a honraria foi entregue para o instrumentista e compositor João Maria Alves Osório.