TRANSPORTES CAVALINHO É HOMENAGEADA NO LEGISLATIVO

05/09/2017

05/09/17 11:11:38

Fundada em 1982, a Cavalinho conquistou lugar entre as maiores transportadoras de cargas químicas do país

| Crédito: Crystal Fotos

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira(04) solenidade em homenagem a Transportes Cavalinho pelos seus 35 anos. A homenagem foi idealizada pelo vereador Aldo da Silva (PT) e acolhida por todos os vereadores.

A Transportes Cavalinho foi fundada em 1982 por Ivanor Guilherme Ossani, pai dos atuais diretores Paulo, Elizandra e Liliana. Ivanor era caminhoneiro, rodava as estradas brasileiras já na década de 60. Visionário e atento ao crescimento da demanda de transporte de cargas no país, tornou-se empreendedor. Comprou seu primeiro caminhão em 1968.

“Conheci o seu Ivanor que muito me ensinou. Ele me fazia juntar rebite por rebite no chão da mecânica. Dizia que, de um a um, juntamos um quilo e, assim, cresce um negócio. E, de caminhão a caminhão, a Cavalinho conseguiu ser essa potência” destacou o vereador Aldo.

A Transportes Cavalinho é uma empresa vacariense, familiar, que atua no transporte de cargas químicas, petroquímicas e bebidas. Está entre as maiores do país em seu segmento e é destaque no cenário nacional. Possui uma frota de 430 veículos, roda 3,3 milhões de quilômetros em 30 dias e transporta cerca de 300 mil toneladas de produtos por mês. Seus caminhões carregam poliois, fenol, sal de nylon, agrophesc, raro, acetona, entre outras matérias-primas que serão transformadas em plásticos, tintas, esmaltes, colas, colchões, sofás, pneus, entre outros produtos. Entre os clientes da Cavalinho estão grandes empresas como Basf, Braskem, Dow Química e Rhodia-Solvay.

Em todo o Brasil, a Cavalinho emprega 800 funcionários, sendo 500 motoristas. Em Vacaria, conta com 180 colaboradores. Durante a solenidade, o diretor executivo, Paulo Ossani, destacou o capital humano da empresa. “Temos muito orgulho em dizer que, dentro da Cavalinho, temos a terceira geração trabalhando conosco: o avô, o pai e o filho. O maior valor do nosso negócio é, com certeza, a nossa equipe e isso não é discurso. Não teríamos chegado aonde chegamos se não tivéssemos conosco uma equipe de mangas arregaçadas” afirmou.

Os vereadores Aldo da Silva (PT), André Rokoski (PMDB), Mauro Schuler (PSB), Douglas Censi (PT) e Marcelo Dondé(PP) ressaltaram em seus pronunciamentos a importância da empresa para o desenvolvimento da cidade. Além de gerar empregos e renda, a Cavalinho é referência na participação ativa, na vida comunitária, e no estímulo à consciência ambiental.

“A Cavalinho participa das coisas inerentes à nossa comunidade. Nos interessa participar porque é aqui que vivemos, criamos nossos filhos, é aqui que está o nosso negócio. Nos interessa participar do corpo de bombeiros, do hospital, da comunidade como um todo” salientou Paulo.

“Nenhum negócio nosso, hoje, deixa de ser avaliado primeiramente pela segurança. Precisa ser seguro, para a pessoa, para o ser humano. E depois da segurança, avaliamos o impacto ambiental. E só depois a viabilidade econômica” destacou o executivo.

A solenidade foi presidida pelo vereador Fernando Maciel (PDT). Vereadores, empresários, representantes de entidades empresariais, entidades de interesse social, colaboradores da empresa e amigos da família Ossani acompanharam o evento que destacou e valorizou a trajetória da empresa.

Além dos gestores da Cavalinho, compuseram a mesa oficial a coordenadora do programa permanente de educação ambiental de Vacaria, Marli Borsoi Pereira, representando o Poder Executivo e o Delegado Regional de Polícia, Carlos Alberto Defaveri. O evento foi às 19h30 no plenário da Câmara.