TRANSPORTE COLETIVO PARA O CAMPUS DO IFRS É DEBATIDO NA CÂMARA

15/03/2018

15/03/18 08:08:32

Atrasos, superlotação dos veículos e grade de horários preocupam alunos e pais

por Elenise Minella

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vacaria reuniu-se nesta terça-feira(13) com a direção, professores, alunos, pais dos alunos do Instituto Federal de Educação, e com o representante da empresa Transfátima, Leandro Jacobi, com o propósito de contribuir com a busca de soluções para os impasses que surgiram quanto ao transporte coletivo utilizado pelos alunos.

Os alunos e pais reclamam do reduzido número de veículos, da grade de horários, da superlotação dos veículos e dos atrasos.

A direção da empresa Transfátima apresentou aos participantes do encontro e aos vereadores integrantes da Comissão cópia de um memorando da Secretaria de Planejamento e Urbanismo informando sobre a realização de uma operação de fiscalização in loco nos horários de circulação do transporte coletivo na linha do Instituto Federal, onde foi constatado que a empresa está cumprindo a grade de horários, não sendo constatados atrasos.

Ainda de acordo com o memorando da SPU os veículos utilizados possuem capacidade para 40 pessoas sentadas e 50 pessoas de pé, considerando que a ocupação máxima é de cinco passageiros em pé, por metro quadrado de acordo com a Lei nº 3154/2011.

A Secretaria informa ainda que estão sendo realizadas tratativas entre o Instituto e a Transfátima para a criação de horários intermediários para os alunos terem acesso aos projetos de extensão e que a estrada que dá acesso ao Campus encontra-se em péssimo estado de conservação.

As informações foram contestadas pelos alunos que alegam superlotação nos veículos e solicitam à empresa a ampliação do transporte nos horários de maior demanda. Jacobi afirmou que a empresa não dispõe de veículos para a ampliação da grade existente.

Diante do impasse o vereador Osvaldo Grigolo Junior, membro da Comissão, conversou com o presidente do Legislativo Mauro Schuler sobre a possibilidade de que a Câmara efetue repasse de recursos, através de um auxílio-transporte aos alunos do Instituto.

A proposição será examinada pelo departamento jurídico da Câmara que emitirá um parecer técnico nos próximos dias. A Comissão de Educação continuará acompanhando as tratativas entre o Instituto, os alunos e a empresa Transfátima.