TRANSPORTE COLETIVO, COMUNICAÇÃO E MELHORIAS NAS ESTRADAS FORAM AS PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO

06/07/2018

06/07/18 11:38:53

Nona edição do Projeto visitou a comunidade de São Pedro, nesta quinta-feira

| Crédito: Shaina Santos

por Elenise Minella

O Poder Legislativo vacariense realizou nesta quinta-feira(05) à noite, a nona edição do Projeto “Câmara vai até você”, quando os vereadores deslocaram-se até o 6º Distrito, Coxilha Grande, onde foram recebidos pela comunidade de São Pedro.

Em meio ao clima de preparação da grande festa em honra a São Pedro que acontece neste final de semana, os moradores acolheram os vereadores e assessores no Salão da Capela e ao longo de aproximadamente duas horas procuraram relatar sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia daquela comunidade.

A inexistência, no momento, do serviço de transporte coletivo entre a localidade e o município de Vacaria foi um dos primeiros pontos a ser levantado pelos moradores. A empresa responsável pelo transporte deixou de fazê-lo de forma totalmente irregular e vem causando grandes transtornos a todos.

A extrema dificuldade em acessar os serviços de comunicação via telefonia celular e a inexistência de sinal de internet na região também foram destacadas pelos moradores. A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florindo Caon, Ana Paula Scopel relatou sobre as dificuldades que são decorrentes desta deficiência já que as pessoas precisam muitas vezes deslocar-se, usando veículo próprio a outras localidades, para acessar esses serviços.

A situação precária das estradas também foi relatada aos vereadores. Mesmo que a Prefeitura esteja realizando melhorias em alguns pontos da estrada geral, segundo os moradores o serviço prestado não é de boa qualidade e a formação de buracos, atoladores e pontos de alagamento são recorrentes.
O proprietário rural Eraldo Ferreira destacou a necessidade urgente de que haja o alargamento da estrada em trechos que oferecem maior risco ao trânsito de veículos, caminhões pesados e máquinas agrícolas.

Os moradores solicitaram ainda o apoio dos vereadores para as seguintes demandas:

– A construção de uma nova Cancha de laço na localidade, que está em fase de projeto.

– Realização de roçada nas laterais das estradas da região.

- Falta de regularidade na perstaçaõ do serviço do transporte escolar nos dias de chuva.

– Providências quanto ao prédio abandonado existente junto a praça de São Pedro que oferece risco aos moradores da vizinhança.

– Instalação de paradas ou abrigos de ônibus nas proximidades da Escola e da Sala Avançada de Saúde.

– Melhorias na rede de transmissão de energia elétrica, visto que principalmente nos dias de chuva o fornecimento de energia é interrompido por diversas vezes.

– A instalação de um Parque Infantil e Academia ao Ar Livre.

– Atendimento Médico e fornecimento de medicamentos.

– Placas de sinalização na estrada com indicativos de localização.

Compareceram à nona edição do Câmara vai até você, em São Pedro, os vereadores Mauro Schuler(PSB), Fernando Lucena Maciel(PDT), Marcelo Dondé(PP), André Rokoski(MDB), Rita Zamboni(PSB), Selmari Souza da Silva (PT) e Douglas Cenci(PT).