\"Só por hoje\": os 40 anos dos Alcoólicos Anônimos foram destacados em solenidade

07/07/2015

07/07/15 12:00:00

Vereador Marcos Lima e Sérgio, representante do AA | Crédito:

A Câmara prestou homenagem, ontem, ao Grupo dos Pampas de Alcoólicos Anônimos pelos 40 anos da irmandade em Vacaria. A homenagem foi proposta pelos vereadores Marcos Lima (PTB) e Leandro Borges de Lima (PMDB).

O vereador Marcos foi o primeiro vereador a se pronunciar na solenidade. Marcos falou do seu vínculo com o AA: seu pai era alcoolista. Marcos frequentou, durante muitos anos, as reuniões do grupo para apoiar o pai e entender a doença. Durante seu pronunciamento, destacou a acolhida que o grupo faz a quem busca ajuda. “Lá no AA ninguém cobra nada do outro, ninguém julga. O alcoolista é valorizado, não é visto como um vagabundo. O que um membro do AA mais faz é dar o seu próprio depoimento de vida para motivar os outros” destacou.

A meta dos frequentadores é evitar a ingestão de álcool. “Só por hoje” é uma frase bastante conhecida dos membros que lutam diariamente contra o vício. Os alcoolistas em tratamento adotam a dinâmica de vigia a sobriedade por 24horas. O vereador Leandro Borges de Lima lembrou, em seu discurso, o poeta Carlos Drummond de Andrade e seu poema Cortar o tempo. No poema, Drummond ressalta que a fragmentação do tempo em anos, meses, dias e horas contribui para mantermos a esperança em uma vida melhor. O poeta escreveu: "Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.”

O representante de serviço geral do AA, Sérgio Rogério de Farias, recebeu a placa de homenagem em nome do Grupo dos Pampas. Sérgio, que é um alcoolista em tratamento, aproveitou a oportunidade e compartilhou com o público a sua história, desde o seu ingresso no AA até os dias atuais. “Todo mundo sabia que eu era bêbado, um alcoólatra, só eu não. Admitir que se é impotente diante do álcool é o primeiro passo para a recuperação” disse. Sérgio aproveitou seu espaço para agradecer aos muitos voluntários que contribuem com o grupo e aos familiares que acompanham os membros na recuperação. Sérgio frequenta o AA há 19 anos e, mesmo sóbrio, mantém vínculo com o grupo. “O AA recuperou a minha vida e eu preciso estar lá para acolher os que hoje estão chegando” reforçou.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Alessandro Dalla Santa (PSB) e contou com a presença dos parlamentares, do Prefeito Elói Poltronieri e do Secretário Municipal de Saúde, Adir Reginato. Membros do AA, parentes, amigos e voluntários da irmandade também participaram do evento.

Reuniões do AA

Quando: terças e sextas

Onde: Centro Médico Municipal

Para participar basta querer parar de beber.

por Giana Pontalti e Taís Vargas