SESSÕES NA CÂMARA REPERCUTEM RESULTADO ELEITORAL

10/10/24 04:50:12

Vereadores comentaram sobre as eleições do último domingo

Na primeira sessão ordinária pós-eleição, na segunda-feira (7), vereadores refletiram sobre o resultado eleitoral do último domingo. O pleito consagrou o triunfo de André Rokoski (PL) como prefeito, de Fernando Lucena Maciel (PDT) como vice-prefeito, além da eleição de 15 vereadores - oito novidades e sete reeleições.

- Eu tenho certeza que nós faremos um governo para todos, um governo que vai levar para toda a nossa comunidade de Vacaria, independentemente se votou ou não - discursou André Rokoski (PL) na tribuna em seu primeiro discurso após a eleição. “O sentido de nós estarmos aqui realmente é de trabalhar para todos” - completa.

Derrotada em 2º lugar no pleito majoritário, com 42,79% dos votos, Clarice Brustolin (PSDB) utilizou seu espaço na presidência para agradecer a votação. “Quero agradecer aos 14,8 mil votos que eu obtive. Agradeço a todos esses eleitores que estiveram junto comigo, que acreditaram no nosso projeto e digo a todos vocês: eu não venci, mas saio vitoriosa desta caminhada porque foi um grande aprendizado” - comenta.

Segundo vereador mais votado na eleição, com 1.556 votos, Mauro Deluchi Schüler agradeceu pelo apoio recebido em uma caminhada que, para ele, encarou uma ausência: a do seu pai, Dilermando Jacoby Schüler. Ex-vereador da casa e referência política para Mauro. Dilermando faleceu em 2023: “Nessa eleição eu tinha uma pulga na orelha que todo mundo sabe, eu tive um grande professor ao meu lado…foi o meu pai, né. E nessa campanha ele não estava comigo. Eu não sabia exatamente qual era a minha votação sem meu pai ao meu lado na campanha”.

O número de vereadoras na casa em 2025 será menor: de quatro para duas. Deise Montanari (PSDB) e Silvana Montanari (União Brasil) foram reeleitas, Clarice Brustolin perdeu a eleição para a prefeitura e Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) não foi reeleita. “Queria dizer aqui pra Deise e pra Silvana: o bastão a gente passa para vocês. Eu e a Clarice vamos estar em outros espaços em que com certeza nós vamos estar fazendo por vocês e por Vacaria” - comentou Selmari em sua primeira manifestação na Câmara após a eleição.

Vereadores aprovam dois repasses na sessão de terça (8)

Em uma sessão curta, com poucas discussões ainda repercutindo em partes o resultado eleitoral do domingo, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos que estavam em pauta.

Um deles destina R$ 15 mil para a Secretaria de Cultura e Turismo para auxiliar na compra de réplicas dos pontos turísticos do município. Segundo a secretária da pasta, Simone Gobetti Boeira, as réplicas são produzidas por uma artesã e servem para distribuição a autoridades que visitam o município. O outro projeto destina 35 mil para a realização de licitação para a compra de uniformes ao efetivo da Guarda Municipal e servirá para a renovação dos equipamentos da corporação.