. Proposto pelo vereador Pingo Rezende, o ato celebrou a trajetória do CTG fundado em 1955 e que, desde então, mantém viva a chama da cultura gaúcha
A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira, 22/07, uma sessão solene em homenagem aos 70 anos do CTG Porteira do Rio Grande. A cerimônia foi marcada por emoção, reconhecimento e reverência a uma das mais importantes entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Proposto pelo vereador Pingo Rezende, o ato celebrou a trajetória do CTG fundado em 1955 e que, desde então, mantém viva a chama da cultura gaúcha nos Campos de Cima da Serra.
Durante seu discurso, o vereador Pingo destacou a relevância histórica do CTG, lembrando de seus fundadores e do papel do tradicionalismo como resistência cultural. “Não é apenas um galpão de madeira, é uma trincheira cultural. Um lugar onde se ensina os mais novos a respeitar a tradição, a dançar um vaneirão, a honrar a pilcha e manter vivo o que somos”, afirmou. O parlamentar, que também já integrou a patronagem da entidade e narrou rodeios na histórica Cancha da Ferradura, ressaltou: “Tradição que não é cultivada vira saudade. E nós estamos aqui para manter viva a história do Porteira do Rio Grande”.
Já o atual patrão da entidade, Jeferson Araldi Camargo, agradeceu a homenagem e destacou o papel coletivo de quem mantém o CTG ativo. “Estamos seguindo os passos de quem nos antecedeu. A patronagem, os coordenadores e principalmente os jovens são os pilares que sustentam o nosso CTG”, declarou. Jeferson também exaltou a força da juventude tradicionalista vacariana, que representa a continuidade do legado. “Um CTG é um excelente lugar para criarmos nossos filhos. É memória viva, tradição cultuada e repassada às novas gerações”.
A solenidade contou com a presença de ex-patrões, lideranças tradicionalistas e autoridades locais. Em sua fala, o patrão lembrou ainda que a fundação da entidade teve início com a iniciativa de Getúlio Marcantônio, que, após participar do Congresso Tradicionalista de Santa Maria, lançou ao ar pela antiga Rádio Difusora um programa que convocava os gaúchos de Vacaria a fundarem um centro de tradições.
O nome “Porteira do Rio Grande” foi sugerido pela professora Jurema de Oliveira Terra, simbolizando a entrada para as tradições do Estado, e o lema “Palanque do passado, esteio do futuro” traduz a missão da entidade ao longo das décadas. O CTG também é reconhecido como berço da 8ª Região Tradicionalista e promotor do maior evento do gênero na América Latina: o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, realizado desde 1958.