SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA CREA E PROFESSORAS JUÇARA DUTRA VIEIRA E LAURA MARIA GRANDI

16/10/24 04:48:25

Sessão também fez alusão ao aniversário de 174 anos de Vacaria

| Crédito: Saulo S. Vargas

No dia do professor, duas ex-educadoras foram homenageadas em sessão solene na Câmara na noite desta terça (15): Juçara Dutra Vieira e Laura Maria Grandi. Elas receberam o título de cidadãs vacarienses em uma sessão que também comemorou os 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e o aniversário de 174 anos de Vacaria, que será celebrado no dia 22 de outubro.

Juçara Dutra Vieira é presidenta do PT do Rio Grande do Sul. No seu discurso, contou sua trajetória, falou sobre seu trabalho como professora e como militante social: “Conquistamos também, naquela oportunidade, o reconhecimento dos funcionários da educação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Não foram lutas individuais, foram lutas coletivas, mas quis o destino que eu estivesse lá” - conta Juçara, em uma das suas lutas políticas travadas. Coube à sua irmã, Joara, vereadora suplente na Câmara, fazer a entrega da placa.

Laura Maria Grandi, também ex-professora, é massoterapeuta. Em seu discurso, lembrou da sua trajetória de vida e falou um pouco sobre a sua especialização na massoterapia: “Eu reconheço essa força que habita em mim e que me direciona para aquilo que eu vim aprender, aquilo que eu vim entregar ao mundo, que eu sinto ser o caminho do autoconhecimento, do reconhecimento da real natureza do ser” - aponta. A entrega da placa foi feita pela vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT).

Fávio Chaves, gestor institucional do CREA-RS, representou a entidade na sessão solene. Na sua fala, ressaltou a importância dos profissionais da engenharia e da agronomia nos esforços de reconstrução do estado pós-enchente:

- No dia 30 de maio, nosso conselho estava “comemorando” 90 anos. E não digo comemorando porque estávamos em meio a uma catástrofe e a primeira ação do conselho foi iniciar o projeto Reconstruir, onde profissionais, com seu conhecimento técnico e suas horas disponibilizadas, tornaram possíveis ações de reconstrução por meio de laudos técnicos para órgãos públicos, para casas, trazendo tranquilidade para as pessoas - ressalta Fábio. A homenagem ao CREA foi de autoria da Mesa Diretora, e Fabiano Vacaria (União Brasil) fez a entrega da placa.

Os vereadores André Rokoski (PL) e Fernando Lucena Maciel (PDT) utilizaram seus espaços de liderança para prestar homenagens. Araci Magrão da Silva Almeida, secretário municipal de habitação, representou o Poder Executivo na sessão.