SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA CORREIO VACARIENSE E CONDEDE TÍTULOS NO PLENÁRIO

17/07/24 05:22:57

Sessão solene foi a primeira no plenário da Câmara em 2024

Na primeira sessão solene no plenário da Câmara desde dezembro de 2023, a Câmara Municipal de Vacaria homenageou nesta terça (16) o jornal Correio Vacariense, que celebrou 50 anos de fundação em 2024, e concedeu os títulos de cidadão honorário e cidadão emérito a Luiz Eugênio Bortolon e Itacir José Fochezatto, respectivamente.

Detentor de uma trajetória marcante, o Correio Vacariense foi representado por seu diretor executivo, Paulo Eriberto Silveira Ramos, que recebeu a placa da autora da homenagem, a vereadora Deise Montanari (PSDB). “Ao longo desses 50 anos, o jornal Correio Vacariense não apenas relatou os acontecimentos diários, mas também foi um participante ativo na formação de nossa identidade regional” - apontou Deise.

Em seu discurso, Paulo Eriberto trouxe cópias de jornais de vários períodos para o plenário e relembrou o caminho percorrido pelo semanário até os dias atuais: “Algumas marcas que são percebidas e relatadas pelos nossos leitores falam de credibilidade, ética, imparcialidade, confiança e qualidade. Isso nos dá força para continuar com o jornal impresso, mesmo já estando também no universo digital”.

Empresário e com participação ativa na comunidade, Luiz Eugênio Bortolon recebeu o título de cidadão honorário das mãos do vereador Mauro Deluchi Schüler (PL). Natural de Antônio Prado, mudou-se para Vacaria com apenas 1 ano de idade e construiu uma longeva história na comunidade, a qual escreveu em um livro autobiográfico publicado em 2021, com trabalhos em entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas, além de duas passagens na presidência do Grêmio Esportivo Glória. Com orgulho, afirma: “A partir de hoje, me considero o que já tinha no coração: oficialmente, um vacariano.”

Dono do Supermercado Vitória, Itacir José Fochezatto recebeu a placa de cidadão emérito vacariense de Moacir Bossardi (PSDB). Em seu breve discurso, agradeceu aos vereadores pela homenagem e à comunidade: “Fico agradecido pela preferência da comunidade vacariense pela colaboração e prestigiar o comércio de Vacaria” - comentou Itacir. Para Moacir, autor da homenagem, Itacir é uma “lenda viva no nosso município” e que seu legado “vai ser lembrado por quem conheceu e a quem vir a conhecer futuramente”

Também discursaram na sessão solene os vereadores André Rokoski (PL), Fabiano Vacaria (União Brasil), Fernando Lucena Maciel (PDT), Pingo Rezende (PP) e Joara Dutra Vieira (PT). Do Poder Executivo, discursou o secretário de segurança pública do município, Antônio Máximo Roncen.