SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A SEMANA FARROUPILHA SERÁ NO DIA 13

09/09/2016

09/09/16 08:27:41

José Atanásio Borges Pinto | Crédito: Acervo pessoal

A Câmara Municipal de Vacaria, realiza na próxima terça-feira (13), a partir das 21h, no CTG Rancho da Integração, a Sessão Solene em homenagem a Semana Farroupilha e Entrega do Troféu Candeeiro Farrapo, ao poeta, letrista, compositor, contista e pesquisador do falar regional gaúcho, José Atanásio Borges Pinto.
José Atanásio Borges Pinto é natural de Vacaria, onde nasceu no dia 8 de julho de 1944 (na Vila Ituim – 2º distrito, hoje pertencente a Muitos Capões. Filho de Anatálio Rodrigues Pinto e Velina da Silva Borges Pinto. Por parte de seu avô materno, é descendente do patriarca de Vacaria, Antonio Borges Vieira.
Desde cedo manteve contato com as coisas do campo, seus usos, costumes e linguajar. Ainda na adolescência desenvolveu o gosto pela literatura, especialmente a poesia. Foi nessa época que começou a escrever os seus primeiros versos. Aos 14 anos escreveu sua primeira composição, denominada “Lembrança” em homenagem a Vila Ituim, a qual foi musicada por seu primo, à época também adolescente, Abelardo Borges da Silva, o “Capelinha”, de saudosa memória, inclusive como pessoa ligada por muitos anos ao CTG Porteira do Rio Grande. Como poeta e como contista tem participado de várias dezenas de antologias e coletâneas de poesia e conto, tendo obtido inúmeras premiações dentro e fora do Rio Grande do Sul. Tem poemas editados inclusive em outros países.
José Atanásio fez seus primeiros estudos no Colégio São Francisco, em Vacaria; mais tarde frequentou o Colégio José Fernandes de Oliveira. Ainda em Vacaria, Estudou na FALEV. É Licenciado em Letras pela UNIPLAC e Pós-graduado em Língua Portuguesa, pela UFRJ e em Produção e Revisão de Textos, pela Uniplac.
José Atanásio é cidadão esmeraldense e entre outras funções exerceu o cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Turismo da cidade de Lages (SC), onde também foi Gerente do Banco do Brasil, Gerente Executivo do Sindicato Rural, Professor e Criador da Sapecada da Canção Nativa, festival que coordenou por quatro anos.