SEMANA MUNICIPAL DE SAÚDE DO HOMEM É INSTITUÍDA

10/08/2017

10/08/17 09:45:17

O projeto de Douglas Cenci (PT) foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo Prefeito

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Foi aprovado na sessão de terça-feira (01) o Projeto de Lei Legislativo 31/2017, de autoria do vereador Douglas Cenci (PT), que institui a Semana Municipal de Prevenção a Saúde do Homem.

O projeto propõe a realização de palestras, debates, cursos e pesquisas relativas à saúde do homem, entre outras ações, de forma a conscientizá-los sobre a importância da realização de exames preventivos de câncer de próstata e outras doenças. ''Sabemos que os homens vivem em média sete a oito anos a menos que as mulheres, muitas vezes pelo consumo excessivo do álcool, tabagismo e pela forma como conduzem suas vidas'' destaca Douglas.

O médico urologista, Cristiano Antonini, fala sobre a iniciativa: '' A criação desta semana é um passo muito importante, visto que atualmente o cuidado com a saúde dos homens é incentivado em grande parte pelas mulheres. É um processo lento, pois muitos homens ainda não possuem hábito de ir ao médico para prevenir doenças.''

Após aprovado na Câmara, o projeto seguiu ao Executivo e foi sancionado no dia 02 de agosto. O vereador proponente sugere que a semana seja realizada anualmente, com início ou término no dia 19 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Homem. No mês de novembro são realizadas campanhas em todo o mundo de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul.