Entre os atendimentos já realizados, a secretária relatou encaminhamentos para clínicas de reabilitação, busca de documentos, acesso a atendimentos, além de intermediação com empresas locais para inserção no mercado de trabalho
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marli Kovaleski, participou da sessão ordinária desta segunda-feira,18/08, na Câmara de Vereadores de Vacaria para apresentar informações sobre o Serviço de Abordagem Social, em funcionamento desde o dia 28 de julho. O programa, conforme destacou, tem como objetivo oferecer acompanhamento e encaminhamentos à população em situação de rua, com ações de busca ativa, acolhimento e inserção social.
Segundo Marli, o município estruturou uma equipe composta por assistente social e profissionais que realizam o trabalho de campo durante o dia e à noite, já mapeando locais de permanência dos moradores de rua. O serviço está em funcionamento junto ao CREAS e é considerado de média complexidade dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), seguindo a Resolução nº 109/2009, que tipifica a abordagem social em âmbito nacional.
Entre os atendimentos já realizados, a secretária relatou encaminhamentos para clínicas de reabilitação, busca de documentos, acesso a atendimentos de saúde, higiene e alimentação, além de intermediação com empresas locais para inserção no mercado de trabalho. “Na semana passada conseguimos encaminhar três pessoas para serviços e duas para clínica de reabilitação. Estamos muito satisfeitos com esses resultados iniciais”, afirmou.
Marli também destacou que está em fase de implementação um Comitê Setorial de Acompanhamento, reunindo órgãos de segurança, saúde e assistência, como PRF, Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, Hospital Nossa Senhora da Oliveira, CAPS, CRAS e CREAS, para definição de protocolos de atendimento. “Queremos que todos os setores falem a mesma língua e saibam como agir em situações envolvendo pessoas em situação de rua”, completou.
Ao final, a secretária convidou os vereadores a conhecerem presencialmente o espaço e sugerirem melhorias: “Estamos abertos a contribuições, pois sabemos que este é um tema polêmico e desafiador, que exige soluções constantes”.
Manifestação dos vereadores
O vereador líder da oposição, Leandro Borges de Lima (PSDB), salientou o trabalho da secretaria e reforçou a complexidade do tema. Para ele, o desafio social é constante e exige respostas rápidas. “A cidade é um organismo vivo, e no social não existe pauta encerrada. É preciso equilibrar a solução imediata, o acolhimento e, ao mesmo tempo, oferecer perspectivas para que essas pessoas não permaneçam na rotina de vulnerabilidade”, destacou.
Já o vereador Douglas Cenci (PL), líder do governo, ressaltou a importância do equilíbrio e da firmeza na condução da política pública. Segundo ele, é necessário diferenciar os casos em que há disposição para tratamento, reinserção no trabalho e busca por dignidade, daqueles em que não há interesse em mudanças. “Quem quer ajuda, merece todo o respeito e acolhimento. Mas, para aqueles que não querem se adaptar, não resta alternativa a não ser encaminhá-los de volta à sua cidade de origem. É uma posição dura, mas necessária para manter o equilíbrio”, opinou.