SAÚDE É DESTAQUE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

20/05/2016

20/05/16 09:39:08

Audiência Pública realizou-se nesta quinta-feira, no plenário da Câmara.

| Crédito: Câmara Municipal

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vacaria, presidida pelo Ver. Marcos Lima (PTB), coordenou nesta quinta-feira(19), às 19 h, no plenário do Legislativo, a realização de uma audiência pública protocolada pela Vereadoa Jane Andreola Oliboni (PP), sobre a renovação do contrato entre o município de Vacaria e o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, para que haja a contratação de profissionais para atendimento de algumas especialidades no serviço municipal de saúde e a busca de soluções para o não fechamento da UTI e de outras unidades de atendimento do HNSO.

Compareceram a audiência o Administrador do HNSO, Edson Isolan, o Secretário Municipal de Saúde de Vacaria, Adir Reginatto, o representante do Deputado Federal Afonso Hamm, Sr. Adair Casaroto, o representante do Deputado Estadual Ronaldo Santini Sr. Edir Domeneguini, representantes de Associações de Moradores, Conselho Municipal de Saúde, vereadores integrantes da Comissão de Saúde e assessores.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Marcos Lima realizou a abertura da audiência destacando a importância do evento para debater as necessidades dos usuários dos serviços de saúde no município e também a relevância do trabalho realizado pela CPI da Saúde em andamento há dois anos na Câmara Municipal.

O Secretário da Saúde Adir Reginatto, em sua manifestação inicial ressaltou, a título de esclarecimento, que o contrato existente entre o município de Vacaria e o HNSO também conta com a participação de todos os nove municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra. Reginatto afirmou ainda que é necessário ter consciência de que o contrato com o HNSO contempla a totalidade dos servicos prestados pelo Hospital, inclusive através da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A análise do contrato tem sido realizada permanentemente pelas equipes da Secretaria da Saúde, Prefeituras e Hospital nossa Senhora da Oliveira.

O Administrador do Hospital Édson Isolan realizou uma retrospectiva sobre os momentos vividos pela saúde ao longo dos anos, destacando a omissão do Governo Federal e do Governo do Estado diante do ônus, assumido cada vez mais pelos municípios e pelas entidades prestadoras dos serviços de saúde. Isolan referiu-se ainda a despesa mensal do HNSO, são 2 milhões e trezentos mil reais que conta atualmente com 160 leitos, 360 funcionários e 110 médicos. O Hospital recebe 1 milhão 470 mil reais das três esferas, Município, Estado e União e na avaliação de seu administrador chegou a um momento crítico.

Também fizeram uso da palavra os assessores dos Deputados presentes a audiência, a Vereadora Jane Andreola Oliboni, o médico Clewer Schuller, profissional que atua na Unidade de Terapia Intensiva, o Diretor Técnico do Hospital de Vacaria Dr. Jonatas Acioly, Dr. Marco Antonio Mafhus, Vereador Jag Souza, o Sr. Antonio Joildo da Silva e a Sra. Inara Kramer, do Grupo de Terceira Idade Reviver. O presidente da Câmara Municipal de Vacaria, Ver. Valdecir Panisson também manifestou-se durante a audiência destacando a importância de se cobrar da União e do Estado as suas responsabilidades e sua obrigação constitucional para com as despesas com a saúde.

Ao encaminhar o encerramento da Audiência Pública o Presidente da Comissão de Saúde Ver. Marcos Lima acatou a proposta dos presentes no sentido de constituir uma Comissão para dar continuidade a discussão dos assuntos relacionados a saúde formado por representantes do Poder Executivo, Legislativo, Hospital, setor empresarial e entidades representativas da sociedade civil. A Comissão se reunirá na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, às 19 h, na Câmara Muncipal de Vacaria.