ROTARY CLUB VACARIA DOS PINHAIS FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA

05/04/2017

05/04/17 08:51:40

Fundado em 4 de abril de 2002, o Rotary Vacaria dos Pinhais conta atualmente com 19 integrantes.

A Câmara Municipal de Vacaria reuniu-se solenemente nesta terça-feira (4) para homenagear os 15 anos de fundação do Rotary Clube Vacaria dos Pinhais, atendendo uma proposição do Ver. Marcelo Dondé(PP), aprovada por todos os Vereadores.
O Rotary Club Vacaria dos Pinhais iniciou suas atividades no dia 4 de abril de 2002, é um clube de serviço pertencente ao Rotary Internacional – Distrito 4700 e tem como atual presidente a Sra. Tânia Borges Visentin, desenvolvendo vários projetos junto a comunidade local. O Clube conta hoje com 19 sócios que se reúnem às terças-feiras às 20 horas na Casa da Cidadania, rua General Lima, nº 53 Centro.
Podemos destacar entre os vários projetos e ações específicas:
1 – Projeto Artesanato: que iniciou em 2003 e tem como principal objetivo, ensinar técnicas de artesanato à comunidade, agregando valores morais através de palestras com temas relacionados à saúde, higiene, autoestima, espiritualidade, oportunizando o aprendizado como meio de inclusão social e no mercado de trabalho, promovendo a melhoria na qualidade de vida das comunidades atendidas, através do incremento da renda familiar.
2 – Projeto Cegonha: com início em 2007, consiste na entrega de Kits às famílias carentes, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, com vários itens básicos, necessários para os primeiros dias de vida do bebê recém-nascido. Doação de dez enxovais por mês aos bebês nascidos na ala do SUS, já foram entregues mais ou menos 1200 kits no Hospital Nossa Senhora da Oliveira.
3 – Banco Ortopédico, que visa proporcionar às pessoas carentes e fisicamente debilitada o empréstimo de materiais como: cadeiras de rodas, muletas, dentre outros, até o tempo que for necessário.
4 – Projeto BR 285 – Rodovia Limpa e Florida – em conjunto com outras entidades e empresas do município, tem a finalidade de embelezar e manter a limpeza das margens da BR 285 – trecho compreendido ente Vacaria e Monte Alegre dos Campos com o plantio de mudas de Hortênsias e coleta de lixo.
5 – Projeto Órtese Mamária – Sob licença da AFROSP – Associação Feminina do Rotary Club de São Paulo, o Rotary Vacaria dos Pinhais, confecciona de forma gratuita, órteses mamárias, para mulheres acometidas pelo câncer e que passaram pelo processo de retirada da mama.
6 – Campanha de Vacinação contra a Poliomielite – Projeto mundial do Rotary com participação e todos os clubes, que visa a erradicação da doença. Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde. Rotary já dou US$ 500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo. Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 35.000 crianças por ano.