RODEIO DE POESIAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

22/09/2017

01/09/17 05:09:53

Inscrições para o Concurso de Poesias alusivas ao Rodeio Crioulo Internacional encerram dia 31 de outubro

por Elenise Minella

Foi publicado na sexta-feira (01), o Decreto Municipal 149/2017 que “Regulamenta as Disposições do Concurso de Poesias Gauchescas Inéditas, alusivo ao Rodeio Crioulo Internacional da Vacaria”.

O Concurso em âmbito nacional, será promovido pela Câmara Municipal de Vacaria e se denominará “Rodeio de Poesias”, com os objetivos de divulgar através dos poemas participantes, a arte e a cultura do nosso estado, estimulando o interesse do povo, pelos temas e valores da atividade cultural e histórica dos gaúchos, seus usos e costumes, através de uma linguagem atual e criativa; abrir um novo espaço para poetas, compositores e declamadores, oportunizando a integração dos mesmos com aqueles que tem interesse na preservação e divulgação da nossa identidade gauchesca;
Elevar e divulgar com valorização devida, a expressão artística dos declamadores e seus amadrinhadores perante o mundo poético de nossa terra e premiar e divulgar as composições que melhor expressem os objetivos mencionados.

O Rodeio de Poesias é um concurso de poemas inéditos e originais, organizado pela Câmara Municipal de Vacaria, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande, e a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

No caso do poema ser de autor já falecido, é da responsabilidade do outro concorrente, apresentar a autorização de direito. Poderão participar do concurso, poetas de todo o Brasil e Mercosul, desde que respeitada a linha de conotação gauchesca, devendo o tema estar identificado com o contexto sociocultural do Rio Grande do Sul, abrangendo seus usos e costumes.

Cada poeta poderá inscrever quantos poemas julgar conveniente, sendo que, serão classificados no máximo dois por concorrente. Cada declamador, e/ou, amadrinhador poderá defender apenas uma obra no palco.

As inscrições para o Rodeio de Poesias, estão abertas a partir desta sexta-feira (01) de setembro à 31 de outubro de 2017 (valendo a data da postagem). Os poemas deverão ser enviados em envelope padronizado SEDEX fechado, para a Câmara Municipal de Vereadores, Rua Júlio de Castilhos, 1302, Vacaria – RS. CEP – 95200-000. O envelope deverá conter: 5 (cinco) cópias digitadas ou datilografadas da letra sob pseudônimo; Em um outro envelope fechado, o nome completo do autor, seguido do mesmo pseudônimo utilizado na digitação do poema, bem como endereço convencional e/ou eletrônico e telefone para contato; O poema também deverá ser enviado em CD ou em DVD com o arquivo da poesia em formato PDF.

A Comissão Organizadora, indicará a Comissão Avaliadora, que será composta de cinco membros com reconhecida autoridade no meio cultural e artístico, com dotes para criação poético musical, análise ou crítica, e que se atenha as normas constantes neste regulamento.

A Comissão Avaliadora, indicará após um processo de triagem, os 10 (dez) poemas classificados que subirão ao palco para a final durante a realização do 32º Rodeio Crioulo Internacional, que ocorrerá de 27 de janeiro a 04 de fevereiro de 2018.

A Comissão Organizadora, divulgará a relação dos poemas classificados no site: www.camaravacaria.rs.gov.br e na imprensa falada e escrita. A triagem e o julgamento dos poemas é de responsabilidade da Comissão Avaliadora, que fará as escolhas preferencialmente consensuais, podendo os jurados, no entanto, optar pelo voto. Dos finalistas será escolhido o poema vencedor, um segundo e um terceiro lugar, bem como o melhor declamador e melhor amadrinhador.

As apresentações ocorrerão no Parque Nicanor Kramer da Luz, sendo determinado pela Comissão Organizadora a data, horário e ordem de apresentação no palco, sendo que, serão comunicados antecipadamente os respectivos autores.

Será de inteira responsabilidade do autor a apresentação do poema no palco considerando que o declamador e o amadrinhador deverão apresentar-se trajando obrigatoriamente a indumentária típica do gaúcho.

Poderá ser usado pelo amadrinhador, qualquer tipo de instrumento, sendo de inteira responsabilidade do concorrente a introdução do mesmo no palco.

Cabe destacar que a Comissão Organizadora deverá ser comunicada antecipadamente se o número de amadrinhadores for superior a 2 (dois) instrumentistas.

As obras, os declamadores e amadrinhadores classificados, serão premiados da seguinte forma:
1º Melhor Poema: Troféu e R$1.800,00
2º Melhor Poema: Troféu e R$ 1.200,00
3º Melhor Poema: Troféu e R$ 600,00
- Melhor Declamador: Troféu e R$ 600,00
- Melhor Amadrinhador: Troféu e R$ 600,00

Será concedida uma ajuda de custo no valor de R$300,00 (trezentos reais) para os dez poemas classificados, e os autores serão notificados em tempo hábil através de e-mail, ou telefone, para gravar em arquivo de áudio a poesia declamada, para confecção e impressão de um CD, que será distribuído gratuitamente, encartado ao livro alusivo ao concurso. Os valores dos prêmios serão pagos após apuração dos resultados. O arquivo de áudio deverá ser enviado para o e-mail rodeiodepoesias@camaravacaria.rs.

Ficam automática e definitivamente cedidos à Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria e a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Vacaria, os direitos de reprodução dos poemas concorrentes à edição ou reedição do CD correspondente ao evento que representa.

As inscrições encerram impreterivelmente no dia 31 de outubro de 2017, valendo a data de postagem e serão aceitas somente se acompanhadas do material.

Acompanhe o regulamento na íntegra aqui.