De acordo com o presidente Edimar Biazzi, a iniciativa partiu de uma demanda da própria comunidade, especialmente dos produtores de frutas
A Câmara de Vereadores de Vacaria sediou, na tarde desta quinta-feira,10/07, uma reunião articulada pelo presidente do Legislativo, vereador Edimar Biazzi (PL), com representantes dos órgãos de segurança pública, motoristas de aplicativo, taxistas e empresários do setor da fruticultura. O encontro teve como foco o enfrentamento a problemas recorrentes envolvendo o transporte clandestino e o tráfico de drogas nas áreas rurais do município.
De acordo com o presidente, a iniciativa partiu de uma demanda da própria comunidade, especialmente dos produtores de frutas, que relataram preocupações com a chegada de bebidas alcoólicas e entorpecentes às propriedades, situação que tem afetado o ambiente de trabalho e a segurança dos funcionários. “
A gente recebeu relatos de que veículos clandestinos estariam levando bebida e droga até as unidades de produção, o que tem gerado uma série de problemas. Esse é um tema que atinge diretamente os produtores, mas também impacta o setor de transporte legalizado, como taxistas e motoristas de aplicativo”, destacou Biazzi.
Durante a reunião, também foi debatido o crescimento do transporte clandestino em Vacaria, que tem gerado tensão entre os profissionais regulares do setor e dificultado a fiscalização por parte das autoridades. Como encaminhamento imediato, foi solicitado aos órgãos de segurança o reforço na fiscalização, especialmente nas regiões do interior. As forças de segurança representadas no encontro se comprometeram a ampliar as ações de monitoramento. Uma das sugestões discutidas no encontro foi a implantação do cercamento eletrônico no município, medida que já vem sendo adotada por comunidades do interior de forma independente. Segundo o vereador, a Prefeitura estuda anunciar em breve um projeto de monitoramento eletrônico com abrangência municipal.
“A Câmara fez o seu papel de ser o elo entre a população e as autoridades. Agora, seguimos acompanhando de perto os desdobramentos e cobrando providências concretas para garantir mais segurança para todos os envolvidos”, concluiu Biazzi. Também estiveram presentes os vereadores Orlando Ribeiro, Luciano Ramos, Carlos Zibetti, Silvana Montanari e George Pires.