REPRESENTANTES DA CAIXA FEDERAL PARTICIPARAM DE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE SEGUNDA-FEIRA(13)

Data de publicação

13/07/2020

Data de atualização

14/07/20 04:43:23

Os representantes prestaram esclarecimentos referentes a liberação do benefício emergencial em Vacaria

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| Crédito: Giordana Grigol

por Taís Vargas

Nesta segunda-feira (13), a gerente da Caixa Econômica Federal, Telma Carla Hoffmann, o superintendente de Rede da Serra Gaúcha, Rodrigo Canani Medeiros, e o superintendente executivo de Varejo Região das Hortênsias, Rodrigo de Carvalho Lemos participaram de sessão extraordinária solicitada através de um Requerimento de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva para que os representantes esclarecessem dúvidas sobre a situação do auxílio emergencial em Vacaria.


PRORROGAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Durante a sessão os parlamentares trouxeram dúvidas da população vindas através dos gabinetes ou da participação ao vivo na transmissão da TV Câmara. Os vereadores Osvaldo Grigolo Jr. e Fernando Lucena Maciel questionaram os representantes em relação a prorrogação nos prazos de empréstimos consignados aos servidores municipais durante a pandemia.

A gerente da Caixa de Vacaria, Telma Hoffman explicou que a prorrogação está sendo realizada conforme a procura. “Existe um aditivo da Prefeitura que consta a questão da carência então hoje nós conseguimos disponibilizar ao servidor três meses que são aplicados quando ele vem até nós de forma pró ativa em que a gente consegue renovar e implantar essa prorrogação”, comentou Telma.


MELHORIAS NO POSTO DE AUTOATENDIMENTO DA CAIXA 

Os vereadores Marcelo Dondé, André Rokoski e Valdemir de Oliveira abordaram temas ligados ao auxílio assim como fizeram sugestões de melhorias no posto de autoatendimento da Caixa, localizado na rua Júlio de Castilhos.

O superintendente da Serra Rodrigo Canani explicou o que está ocorrendo neste terminal. “Essa sala tem apresentado problemas e no último sábado em que estive aqui apenas uma máquina estava funcionando e constatamos que não é um problema só de Vacaria. Nós tivemos uma situação de descontinuidade da empresa que presta o serviço de manutenção dos equipamentos e Bento Gonçalves também estava esta semana com uma só máquina funcionando. Então estamos em um processo de recontratação de uma nova empresa e há uma promessa da nossa área de logística de que isso se regularize em um prazo de até dois meses”, explicou Canani.


SUGESTÃO DE ÁLCOOL EM GEL NO POSTO DE AUTOATENDIMENTO

O vereador Aldo da Silva destacou a necessidade de um funcionário para auxiliar a população e um maior cuidado nas práticas de higienização no posto de autoatendimento, localizado no centro da cidade, em razão da pandemia sugerindo medidas preventivas mais eficazes.

O superintendente agradeceu a sugestão do vereador e prometeu disponibilizar dispensers de álcool em gel no posto para a higienização da população. Quanto a um servidor para auxílio às pessoas, Canani esclareceu que um posto de autoatendimento é destinado para rápidas transações que não contam com auxílio de funcionários do banco apenas dos caixas eletrônicos.


SITUAÇÃO DE AUXÍLIOS QUE SEGUEM EM SITUAÇÃO DE ANÁLISE

O vereador Douglas Cenci questionou sobre créditos que encontram-se em análise durante muito tempo e o porque da demora para realizar esse procedimento. O superintendente respondeu que o aplicativo utilizado para acompanhamento da situação do auxílio possui interface semelhante ao do Whatsapp e que nele é gerado uma fila online de atendimento. Quanto a demora na análise ele explicou que ela pode variar de uma semana a até 30 dias dependendo do trâmite na inspeção dos dados e que se o cidadão solicita reanálise de sua situação o prazo de espera é iniciado novamente.

APOIO DO EXECUTIVO A CAIXA FEDERAL

O vereador Marcos Lima perguntou ao superintendente da Caixa se existe algum apoio de órgãos do Executivo ao banco na conscientização e auxílio às pessoas que necessitam do auxílio.

O superintendente explicou ao vereador que a Caixa buscou diversas parcerias nesse sentido. “Quanto a um movimento para auxílio a Caixa, nós temos uma diretriz que buscou auxílio com as Prefeituras e conseguimos cerca de 1.800 que são nossas parceiras. Aqui em Vacaria notadamente o CRAS nos ajudou bastante nesse processo de orientação às pessoas”, justificou Canani.


HACKEAMENTO DE CONTAS E ROUBO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL 

Já a vereadora Vanesa Boeira comentou sobre hackeamentos que estão ocorrendo com pessoas que recebem o auxílio, mas na hora de sacar descobrem que foram roubadas o que o superintendente Canani explicou que a Caixa ao constatar o roubo deste auxílio investigará a natureza do roubo e posteriormente ao constatar a veracidade no acontecido será realizado o ressarcimento a pessoa lesada e que pelo banco ser nacional o caso é encaminhado e resolvido pela Polícia Federal.

OUTROS QUESTIONAMENTOS

Os vereadores também questionaram sobre as dificuldades que ainda existem no acesso a tecnologias e no entendimento do calendário liberado pelo banco a população em que os representantes esclareceram que o intuito do aplicativo é diminuir filas em todo país, durante a pandemia, mas que as pessoas que não possuírem acesso à tecnologia podem pedir auxílio para realizar o cadastro e assim solicitar que o banco gere um código para saque do auxílio direto na agência da Caixa que sempre terá funcionários à disposição da comunidade.

Também foi questionado pelo vereador Aldo sobre a opinião do banco em relação a pessoas que receberam o auxílio sem possuir necessidade, o que foi respondido  que devido a Caixa ser apenas o órgão pagador não cabe a ela emitir juízo de julgamento, mas sim ao Ministério da Cidadania, pasta responsável pela criação do programa e seus critérios. 

Ao finalizar a sessão a gerente da Caixa agradeceu o apoio dos gabinetes dos vereadores da Casa que têm auxiliado na orientação sobre o benefício emergencial e que neste momento este assunto não pertence somente a Caixa, mas sim a todo o país.




 

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