REGINA CÉLIA RIZZON BORGES RECEBERÁ O TÍTULO DE CIDADÃ EMÉRITA DE VACARIA

03/08/2016

03/08/16 09:31:09

Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Ver. Jag Souza foi aprovado por unanimidade.

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade durante a sessão ordinária desta terça-feira(02), o Projeto de Decreto Legislativo 0005/2016 que “Concede o Título de Cidadã Emérita de Vacaria a Excelentíssima Senhora Defensora Pública Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros”. A homenagem foi proposta pelo Ver. Jag Souza considerando os relevantes serviços prestados à comunidade vacariense. A distinção será entregue em Sessão Solene previamente marcada para o mês de Outubro de 2016, nas comemorações do aniversário de Vacaria. Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros nasceu em Vacaria, em 27 de março de 1969. É filha de Valdy Chedid Borges e Neli Pascoa Rizzon Borges. Seu pai, atualmente aposentado, trabalhou como pintor e músico em Vacaria, e lecionou por muitos anos na banda do saudoso Colégio São Francisco, onde ensinou centenas de alunos a tocar instrumentos de sopro. Sua mãe, também já aposentada, trabalhou por mais de 30 anos como professora de corte e costura, inicialmente na Escola SESI-PRADE e depois pelo Município de Vacaria, qualificando para o trabalho centenas de mulheres, que puderam assim desenvolver suas habilidades e melhorar a renda familiar. Regina é casada com Miguelito de Assis Medeiros e tem um enteado de 6 anos, Dante Medaglia Medeiros. Regina iniciou seus estudos no Colégio São Francisco, onde permaneceu até a sétima série do então ensino de Primeiro Grau. Depois, foi estudar no Colégio São José, onde frequentou a 8ª série e formou-se no Curso Normal, habilitando-se ao Magistério das Séries Iniciais. Depois, cursou Ciências Naturais em Lages – SC, habilitando-se ao magistério das séries finais do ensino fundamental, nas disciplinas de matemática e ciências. Formada aos 19 anos e apta ao mercado de trabalho, ingressou no magistério público municipal de Vacaria, sendo aprovada em 3º lugar no Primeiro Concurso Público realizado pelo Município, em 1989, indo lecionar na Escola Municipal Soli Gonzaga dos Santos. Também deu aulas nas Escolas Padre Pacífico, Jardim América e Padre Éfrem. Aos 21 anos, decidiu seguir seu sonho de fazer o Curso de Direito. Iniciou seus estudos em Lages. Com a abertura do Curso no Campus da UCS em Vacaria, fez parte da Primeira Turma e formou-se em 1995. Exerceu a advocacia e continuou a lecionar. Após alguns anos de estudos, foi aprovada no Primeiro Concurso da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Tomou posse em 06 de março de 2003. Atuou em Tenente Portela, Três Passos, Sananduva, São José do Ouro e Tapejara. Em 2004, obteve remoção para Vacaria. Na Defensoria Pública do Estado em Vacaria, Regina atuou de 2004 a 2012, junto às Varas Criminais e de Execução Criminal, realizando defesas em processos criminais e também atendimentos no Presídio Estadual de Vacaria. A partir de 2012, obteve remoção para a Área Cível e de defesa da mulher, onde permanece até hoje. Atua junto às duas Varas Cíveis de Vacaria, nas áreas de Família, Cível, e na defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica. Desenvolve há 4 anos o Projeto Pai Presente é Diretora Regional das Defensorias Públicas de Vacaria. Desde meados de abril de 2016, a convite do Excelentíssimo Senhor Defensor Público-Geral do Estado do RS, Dr. Cristiano Vieira Heerdt, Regina assumiu a Direção do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado, e desenvolve suas atividades na Capital, simultaneamente às que exerce em Vacaria. Formou-se em Psicologia Forense pela Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica, em 2015. Atualmente cursa Especialização em Psicologia Forense pelo IMED em Porto Alegre. É coautora do livro Temas de Psicologia Forense, publicado em 2015 e lançado na Livraria Cultura e Feira do Livro de Porto Alegre. É rotariana, associada ao Rotary Club de Vacaria, desde 2009, onde realiza, com os demais companheiros, serviços voluntários em prol da comunidade vacariense.