PROJETO PROPÕE “SEMANA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS”

14/06/2017

14/06/17 05:29:39

Indicação de autoria da Vereadora Rita de Cássia Zamboni foi aprovada por unanimidade

| Crédito: Imagem meramente ilustrativa

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou na sessão ordinária de terça-feira(13), por unanimidade, a Indicação de nº 70/2017, de autoria da Vereadora Rita de Cássia Zamboni (PSB), sugerindo a criação da Semana da Orientação Profissional para o primeiro emprego nas escolas públicas municipais de Vacaria.
A Indicação tem por objetivo possibilitar aos jovens o acesso às orientações e esclarecimentos sobre as profissões, mercado de trabalho, qualificação escolar, qualificação técnica, conhecimento específico, facilitando a escolha profissional.
Justificando a apresentação do Projeto a Ver. Rita considerou que no momento há diversos programas governamentais como “Meu primeiro emprego” que oferece oportunidade às pessoas inscritas no Cadastro Único, estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiários do seguro-desemprego, para o jovem que atende o público que são beneficiários do bolsa família e também aos jovens em situação de risco pessoal e social. Existe também o programa Jovem Aprendiz que atende a faixa etária de 14 a 24 anos, jovens matriculados e frequentando escola, e no caso do aprendiz ser uma pessoa com deficiência não haverá limite máximo de idade para contratação.
O acesso à informação e os meios de acesso a estas oportunidades e outras do setor privado são fatores determinantes nesta etapa da vida dos jovens adolescentes, na perspectiva positiva do trabalho.