PROJETO PROPÕE MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E EXERCÍCIO DA CIDADANIA

06/02/2018

06/02/18 08:36:58

Projeto de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) sugere a criação de novos canais de comunicação entre população, vereadores e secretarias

| Crédito: Danilo Ciotta

por Taís Vargas

Nesta segunda-feira (05) esteve em debate, durante sessão ordinária, o projeto de resolução legislativa 22/2017 que cria o Programa de Participação e Cidadania da Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria com a finalidade de incentivar a comunidade a exercer seu papel de cidadão no meio legislativo.

O projeto de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) propõe que a população participe por meio de aplicativo para smartphones que possibilite mapear os problemas encontrados no município, registrar suas demandas e encaminhá-las aos vereadores e secretarias municipais.

''As pessoas precisam participar ativamente dos poderes. Em virtude dos avanços tecnológicos, especialmente com a evolução e popularização dos smartphones, entendo que disponibilizarmos um aplicativo facilitará o acompanhamento e participação da comunidade’’ disse Osvaldo.

O aplicativo foi inspirado nos já existentes Colab e Fala Cidadão, utilizados em cidades como Curitiba/PR e Farroupilha/RS.

O programa também prevê a criação de uma página no site da Câmara Municipal para que a comunidade possa sugerir pedidos de providência, indicações ou projetos de lei que cheguem até os vereadores.

Grigolo defende a necessidade de adequar o meio legislativo as novas tecnologias e acredita que se a população aderir a ideia os resultados serão satisfatórios.

O projeto iniciou sua tramitação no ano passado e agora cumpre segunda discussão.