PROJETO LEGISLATIVO PROPÕE A PRESERVAÇÃO DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO

28/06/2017

28/06/17 04:41:02

Proposição de autoria do Ver. Mauro Schuler(PSB) foi aprovada por unanimidade.

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade durante sessão ordinária realizada na segunda-feira(27), o Projeto Legislativo nº 27/2017 de autoria do Ver. Mauro Deluchi Schuler (PSB) que DECLARA IMUNE AO CORTE AS ÁRVORES QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
As árvores imunes ao corte no município de Vacaria são:
I – Palmeiras Canarias PHOENIX canarienses, 16 (dezesseis) unidades, localizadas na Praça Daltro Filho;
II – Palmeiras na rua Júlio de Castilhos, próximas a BR 116 e rua Antônio Ribeiro Branco;
III – Pinheiro Araucária ARAUCARIA angustifolia, no Centro Comercial Sarasvati;
IV – Plátano PLATANUS x hispânica, na avenida Franciosi, próximo ao número 72;
V – Plátano PLATANUS x hispânica, localizado na rua Teodoro Camargo, próximo ao número 314;
VI – Plátano PLATANUS x hispânica localizado na rua São Paulo esquina com a rua Riachuelo, bairro Gertrudes;
VI – Espécie não identificada, localizada na Praça da Bíblia;
VIII – Aroeira Salsa SCHINUS molle, localizada no Lago Aderbal Duarte;
IX – Ipê Amarelo TABEBUINA alba, localizado na Praça Daltro Filho.
Ao justificar a apresentação do Projeto o Ver. Mauro Schuler destacou a importância da preservação de árvores de significativa importância, seja no cumprimento de suas funções ecológicas e/ou de seu vínculo histórico com nossa comunidade.
Em nossa região há várias árvores que se destacam no cenário urbano por serem belas, ou por sua raridade e/ou longos anos de existência, ou ainda e principalmente pela importância ao meio ambiente. E que, por isso, merecem proteção especial. Algumas delas são verdadeiros marcos históricos e carregam consigo a nobreza de sua madeira.
Ao declarar referidas árvores como imunes ao corte haverá promoção e conscientização ambiental, cidadania e associativismo das comunidades envolvidas quanto a possibilidade de se proteger estas espécies arbóreas através deste instrumento legal.
Com a intenção de proteger e que continuem vivendo esplendorosas, e assim, fomentando o ciclo natural que nos possibilita delas usufruir bem-estar e boa qualidade de vida, e que este vereador pede que tornem as árvores elencadas imunes legalmente a cortes e sejam beneficiadas pela proteção de Poder Público, o que implicam dizer, também manejo adequado em sua manutenção.