PROJETO DE ORIENTAÇÃO ÀS GESTANTES E PARTURIENTES É APROVADO

Data de publicação

31/08/2017

Data de atualização

31/08/17 10:09:13

A Vereadora Vanesa Boeira (PSDB) é autora de projeto que visa combater a violência obstétrica

Salvar imagem

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti 

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira(29) projeto que visa divulgar a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal em Vacaria. O projeto foi apresentado pela vereadora Vanesa de Almeira Boeira (PSDB), depois de acolher denúncias de violência obstétrica.

Violência obstétrica é qualquer ato, praticado por médico, equipe hospitalar, familiar ou acompanhante que ofenda - de forma verbal ou física - às mulheres gestantes em trabalho de parto ou no período de puerpério. “Queremos garantir informação e respeito às gestantes, especialmente nesse momento tão importante da vida de uma mulher” diz Vanesa.

Tratar a gestante de forma agressiva ou irônica, recriminar a parturiente por sentir medo, gritar ou chorar, não explicar os procedimentos que serão realizados e fazer com que a gestante ou parturiente acredite que precisa de uma cesariana quando esta não é necessária, são algumas das ofensas que devem ser combatidas e denunciadas nas ouvidorias dos órgãos de saúde.

“O projeto exige das unidades básicas de saúde, hospitais e consultórios médicos especializados no atendimento às mulheres medidas que protejam a mulher” comenta Vanesa.

O projeto de lei legislativo 36/2017 foi aprovado por unanimidade. Acesse-o na íntegra aqui.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces