PROFISSIONAIS DO POSTO MÉDICO LEGAL DE VACARIA PARTICIPARAM DE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

24/08/2020

25/08/20 02:20:14

Os profissionais explicaram os processos para a realização de perícias no Município

| Crédito: Giordana Grigol

por Taís Vargas

A pedido do Requerimento 10/2020 de autoria do líder da oposição, vereador Marcos Lima, nesta segunda-feira (24) foi realizada sessão extraordinária com a presença dos médicos legistas Thiago Zilli Batista, Getúlio Paim de Andrade e os técnicos em perícias Taise Mariom Subtil e Rodrigo Terra Telles Ferreira que trataram sobre os procedimentos de necrópsias em Vacaria.

O vereador Marcos Lima iniciou a sessão falando que o principal objetivo de trazer os profissionais até a Câmara era a de possibilitar que explicassem a população sobre o funcionamento das necrópsias e o processo até sua realização no Instituto de Vacaria.

Em uma das sessões ordinárias de julho os vereadores trouxeram a tona algumas reclamações da população sobre a demora na liberação e realização da necrópsia nos corpos e que muitos eram levados a Caxias do Sul para realização do procedimento.

O médico legista, Getúlio Paim de Andrade, iniciou sua fala explicando que o Posto Médico Legal (PML) realiza perícias de mortes violentas ressaltando que uma perícia realizada pelo médico da forma correta necessita muitas vezes ser demorada e minuciosa o que determinará o rumo das investigações policiais de um possível crime.

Durante sua fala também citou que as perícias são extensas por diversos fatores como a folga de um profissional o que acarreta na sobrecarga de serviço do outro e que desde 2018 nenhum corpo é encaminhado a Caxias do Sul.

O vereador Aldo da Silva questionou sobre a fala do médico Getúlio em relação a corpos que não são mais destinados a Caxias do Sul em que o vereador alega que que isso ainda ocorre e que ele mesmo já presenciou muitos destes acontecimentos após o ano citado.

A técnica legista, Taise Marion, respondeu ao vereador que o Posto Médico Legal atende mortes violentas e que independente da origem do corpo ele só será periciado em Caxias se a morte dele ocorrer na cidade ou por outro motivo em que ela se dispõe a explicar ao vereador assim que os casos forem repassado ao PML.

O médico Getúlio complementa a fala da colega explicando que mortes se enquadram em violentas no caso de acidentes, suicídios, entre outros que são encaminhadas ao IGP de Vacaria a pedido do delegado de polícia.

O vereador André Rokoski questionou sobre a possibilidade de agilizar uma perícia e cita o caso de dois óbitos sendo um corpo liberado às 24h e o outro às 2h30 em que a perícia foi realizada somente na parte da manhã.

O médico Paim responde que as perícias não são realizadas nesses horários devido ao Posto estar fechado por medidas de segurança e que a luz do dia auxilia na identificação de algumas lesões. Ressalta também que uma perícia feita sem as condições ideais traz riscos a fidelidade do laudo e que podem demorar de cinco a sete horas para serem finalizadas.

Após realizada a perícia pelo legista a funerária responsável inicia o processo de tanatopraxia, que trata-se do embalsamento do corpo para realização do velório, que pode demorar até mais do que a perícia o que muitas pessoas desconhecem.

O vereador André também perguntou sobre o local de perícias ser adequado para o trabalho dos profissionais. O vereador Marcelo Dondé também falou sobre importância da presença dos profissionais para explicação dos procedimentos e o período a ser respeitado para realização da necrópsia e questionou sobre reclamações referentes a estrutura do PML.

Segundo o Dr. Getúlio o local não está totalmente deteriorado, poderia sim receber melhores equipamentos, mas que dependem de recursos estaduais mas afirma que com a estrutura atual os profissionais conseguem realizar seu trabalho. Também comenta que existia um projeto do estado para construção de um prédio próprio para o Posto Médico Legal em um terreno ao lado do Ministério do Trabalho que acabou nunca saindo do papel devido à mudança de governo, entre outros fatores.

O vereador proponente da sessão Marcos Lima agradeceu a disponibilidade dos profissionais e comentou que suas presenças na casa já dizem muito sobre a seriedade do trabalho realizado.

E a presidente, vereadora Selmari Souza da Silva finalizou comentando que a Câmara reforça seu papel de fiscalizar as demandas da comunidade e que a casa está aberta para ouvir todos os questionamentos e as respostas dos profissionais.