Para o presidente da Câmara, Pingo Rezende, os números refletem o compromisso do Legislativo com uma gestão responsável e próxima da população
A Câmara de Vereadores chega à metade de 2026 com um balanço que demonstra intensa atividade legislativa, aprovação de projetos de interesse da comunidade e destinação de recursos para áreas essenciais do município. Até o dia 23 de junho, o Legislativo realizou 38 sessões ordinárias, duas sessões extraordinárias e cinco sessões solenes, consolidando um primeiro semestre marcado pela análise e votação de matérias voltadas ao desenvolvimento da cidade e à melhoria dos serviços públicos.
No período, os vereadores aprovaram 153 proposições legislativas, entre elas 106 projetos de lei do Poder Executivo, seis projetos de lei complementar do Executivo, 23 projetos de lei de autoria do Legislativo, dois projetos de lei complementar do Legislativo, quatro decretos legislativos, quatro resoluções legislativas e oito requerimentos.
Além da atividade parlamentar, a Câmara também contribuiu diretamente com investimentos em diferentes setores do município por meio da destinação de recursos do orçamento do Legislativo. Até o momento, já foram repassados R$ 1.183.000,00 para entidades, órgãos públicos e projetos considerados prioritários para a comunidade. Entre os principais investimentos estão R$ 100 mil destinados à aquisição de postes padrão para a rede elétrica, R$ 120 mil para a APAE custear atendimentos em especialidades clínicas e implementar o PPCI, R$ 60 mil para a Secretaria Municipal de Esportes apoiar atletas e competições de corrida de rua, R$ 35 mil para o CEIDEC adquirir alimentos destinados aos projetos sociais desenvolvidos pela entidade e outros R$ 35 mil para a Secretaria Municipal de Saúde investir na compra de equipamentos e testes de procalcitonina.
Também foram destinados R$ 26 mil para aquisição de equipamentos ao Corpo de Bombeiros, R$ 30 mil para escola João Alberto Paim Borges, R$ 20 mil para escola Ceny Paim Mezari, R$ 15 mil para compra de materiais destinados à Escola Municipal Arthur Coelho, R$ 15 mil para aquisição de equipamentos para o posto do Instituto-Geral de Perícias (IML). Ainda o Poder Legislativo apoiou a realização de eventos como a FEVAC, Retrô sobre Rodas, Multifeira de inverno, Homens na Cozinha, Mérito Lojista, entre outros.
Para o presidente da Câmara, Pingo Rezende, os números refletem o compromisso do Legislativo com uma gestão responsável e próxima da população.
"Chegamos ao final deste primeiro semestre com a certeza de que a Câmara cumpriu seu papel de legislar, fiscalizar e contribuir diretamente com o desenvolvimento de Vacaria. Além da aprovação de projetos importantes, conseguimos devolver recursos para áreas prioritárias, apoiar entidades e investir na valorização dos nossos servidores, como a manutenção do vale-alimentação durante as férias. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto dos vereadores e de uma gestão comprometida com a responsabilidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos."
Pingo também destacou que a expectativa é manter o mesmo ritmo de trabalho no segundo semestre, com foco na análise de projetos relevantes para o município, na transparência das ações do Legislativo e na continuidade da política de economia, permitindo novos investimentos em benefício da comunidade