Presidente propõe título de Cidadã Honorária à pesquisadora da fruticultura
Data de publicação
29/05/2025
Data de atualização
29/05/25 10:33:59
Proposta foi apresentada pelo presidente vereador Edimar Biazzi
Salvar imagem
Biazzi ressaltou o trabalho da homenageada no desenvolvimento especialmente da cultura da maçã | Crédito: Lívia Bueno
Um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador presidente da Câmara Edimar Biazzi (PL) que concede o título de cidadã honorária de Vacaria a pesquisadora Rosa Valdebenito Sanhueza, foi aprovado na terça-feira. A sessão solene será realizada dia 08 de julho, às 19h. Contratada pela Embrapa para conduzir pesquisa na macieira e ficar sediada na Estação experimental em Vacaria, doutora Rosa chegou em março de 1985.
Essa Estação Experimental estava-se formando, tinha 4 pesquisadores permanentes e contava com o forte apoio da Prefeitura e a colaboração dos produtores. A estrutura física da instituição constava de uma casa pequena, um galpão de máquinas e não havia laboratórios. A maior parte de trabalho era feito com base a improvisações pela vontade de gerar soluções e de implementar o conhecimento recebido pelos pesquisadores durante a formação universitária.
Rosa Maria se formou Engenheira Agrônoma na Faculdade de Agronomia da Universidade de Chile com especialidade em Fruticultura. Ela veio ao Brasil em 1976 para estudar Pós Graduação(Mestrado , Doutorado e pós doutorado em Fitopatologia) na ESALQ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo – USP. Recebendo apoio financeiro inicial da Fundação Ford (USA). Após a aposentadoria e até hoje atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e Consultoria no Centro de Pesquisa da empresa Proterra Engenharia Agronômica.