Presidente prestigia anúncio de recursos para pesquisa na área da fruticultura
Data de publicação
05/06/2025
Data de atualização
05/06/25 02:55:30
A técnica, que consiste no controle biológico e inseto estéril, está sendo aplicada desde a safra de 2022
Salvar imagem
Encontro foi realizada no auditório do Moscasul na sede da estação da Embrapa | Crédito: Saulo Vargas
O presidente da Câmara, vereador Edimar Biazzi (PL), participou nesta quinta-feira, 05/06, de um encontro na sede da estação da Embrapa em Vacaria que reuniu representantes do setor produtivo da maçã, pesquisadores e autoridades. Na oportunidade, foram apresentados os resultados das pesquisas feitas pelo Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca-das-Frutas (Moscasul) instalado na estação de fruticultura desde 2016.
A técnica, que consiste no controle biológico e inseto estéril, está sendo aplicada desde a safra de 2022 e se mostrando eficiente. Porém, para ser validada, precisa ainda de mais um ciclo produtivo e para isso são necessários recursos financeiros. O deputado estadual Carlos Burigo (MDB) anunciou que o Governo do Estado, através do Fundovitis, está liberando R$ 300 mil como apoio à sequência das pesquisas.
O vereador Edimar Biazzi declarou que somente com esse método será possível manter a produção de frutas com qualidade. “A atividade traz resultados econômicos relevantes para o município e a Câmara apoia todas as manifestações que venham de encontro às demandas do setor”. O vereador Pingo Rezende (PP) também esteve presente no encontro.