POSSÍVEL ALTERAÇÃO NO TREVO DO GINETE MOTIVA MOÇÃO DE REPÚDIO

11/03/2020

11/03/20 02:44:56

Parlamentares aprovaram Moção de repúdio, elaborada pelo vereador Aldo da Silva(PT), que será encaminhada ao DNIT

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

A possível alteração no trânsito próximo a rotatória da BR-116, conhecida como trevo do ginete, gerou o debate no legislativo nesta semana.  Empresários e moradores dos bairros vizinhos ao monumento procuraram os vereadores pedindo atenção do poder público para a mudança do trânsito na região. A comunidade quer ser ouvida antes que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realize obra no local.

Segundo relatos, a proposta do DNIT é fechar o acesso dos veículos que atravessam a BR-116 no trevo do ginete, vindos dos bairros Parque dos Rodeios e Carazinho em direção a RS-285, que dá acesso aos bairros Lindoca e Santana.

“Imagina o pessoal que vai à Universidade de Caxias do Sul não poder ter acesso a BR-285 pela rotatória, eles vão ter que pegar a rua em frente a ZC Materiais de construção e ir até o retorno do Brasa Viva para cruzar, onde inúmeras pessoas perderam a vida. Parece que o pessoal está dificultando. Dizem que nunca tem dinheiro para arrumar nada. Nos Km 4 e 5, está morrendo gente, e não tem dinheiro para fazer a rótula. Aí, querem destruir o retorno que está funcionando, que está dando vazão. Os turistas que querem ir às praias de Santa Catarina, vêm pela Campos Sales, entram na Independentes de Barretos, atrás do CTG Porteira do Rio Grande, entram na Dom Pedro II e usam a rotatória para seguir. Precisamos fazer uma mobilização e pedir ajuda de Brasília”, afirmou o vereador Aldo da Silva (PT), que trouxe o tema para o debate.

Aldo elaborou Moção de repúdio à alteração do trevo da BR-116 (trevo do ginete). A Moção 03/2020 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão de terça-feira(10) e será encaminhada à Superintendência do DNIT.

Segundo Daniel Bencke, responsável pela equipe técnica do DNIT, da Unidade local de Vacaria, estão sendo realizados estudos de melhoria de segurança a pedido da Polícia Rodorivária Federal na intersecção da BR-116 e RS-285, com o objetivo de reduzir o número de acidentes no local, mas não há nenhuma conclusão ainda.